Tempestade Elliot já causou 50 mortes nos EUA

Algumas vítimas foram encontradas em carros, outras na rua em montes de neve.

Foto
Nevão na cidade de Buffalo, em Nova Iorque EPA/JOSH THERMIDOR

A grande tempestade que começou no fim-de-semana nos Estados Unidos e que deverá manter-se durante a semana já causou pelo menos 50 mortos, dos quais 27 em Buffalo, Nova Iorque, anunciou esta segunda-feira um porta-voz daquela cidade norte-americana.

“Algumas [pessoas] foram encontradas em carros, outras foram encontradas na rua em montes de neve”, disse Mark Poloncarz, o chefe do executivo de Erie, um dos 62 condados do estado de Nova Iorque, avisando que pode haver mais mortos.

“Sabemos que há pessoas que ficaram presas em carros durante mais de dois dias”, acrescentou.

Outros morreram durante a remoção da neve ou depois das equipas de emergência não terem conseguido responder a tempo a pedidos de ajuda, noticiou a agência Associated Press (AP).

Restaurante em Buffalo coberto de gelo Kevin Hoak/ via REUTERS
Um homem limpa a neve do seu telhado após a tempestade de Inverno que atingiu a região de Buffalo Brendan McDermid/ Reuters
A porta de um edifício entreaberta em Buffalo, Nova Iorque, uma das cidades mais afectadas pela tempestade de neve JOSH THERMIDOR/EPA
Um carro coberto de neve em Regent, no Dacota do Norte,Um carro coberto de neve em Regent, no Dacota do Norte Blake Rafferty/Twitter@BlakeRafferty1/Reuters
Uma pessoa parece estar a construir um iglu à frente de uma casa, em Buffalo, no estado de Nova Iorque JOSH THERMIDOR/EPA
Quatro adeptos esperam por um jogo de futebol americano entre os Cleveland Browns e os New Orleans Saints Ken Blaze/USA Today/Reuters
A água atirada pelas ondas do lago Erie, no estado de Nova Iorque, acaba por congelar a margem à volta do lago Lindsey DeDario/Reuters
Um acidente que envolveu vários veículos perto de Londres, Ontário, no Canadá OPP West Region/REUTERS
A vista de uma área coberta por uma grande camada de neve no Dacota do Norte, Estados Unidos Blake Rafferty/Twitter@BlakeRafferty1/REUTERS
Um choque em cadeia no condado de Erie, no Ohio, causou quatro mortes e vários feridos OHIO HIGHWAY PATROL/EPA
Uma série de limpa-neves tentam desobstruir uma estrada em Lancaster, na região de Buffalo, no estado de Nova Iorque Brendan McDermid/Reuters
Beau Rickwire, há cinco anos morador de rua, resguardou-se na estação de comboios de Denver, por causa da onda de frio Alyson McClaran/Reuters
Fotogaleria
Restaurante em Buffalo coberto de gelo Kevin Hoak/ via REUTERS

Em Buffalo, as rajadas de vento da tempestade Elliot atingiram velocidades parecidas com as de um furacão, o que dificultou os esforços dos serviços de emergência.

A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, destacou que esta é a tempestade "mais devastadora" da história de Buffalo, onde caíram quase 100 centímetros de neve.

“Não posso exagerar o quão perigosas as condições continuam a ser”, alertou Hochul, apelando aos moradores para que evitem deslocações nos próximos dias.

As temperaturas muito abaixo do normal para a época vão manter-se durante toda a semana, obrigando ao cancelamento de voos e deixando as estradas extremamente perigosas, além de terem causado cortes de energia que afectaram 1,7 milhões de casas e empresas.

Causada por uma frente fria árctica, a tempestade Elliot estende-se dos Grandes Lagos, perto do Canadá, até ao Rio Grande, ao longo da fronteira com o México, afectando cerca de 60% da população dos Estados Unidos.

Esta segunda-feira, continua a fazer muito frio em grande parte do Leste dos Estados Unidos, mas “verifica-se uma tendência de moderação a partir de terça-feira”, avançou o Serviço Nacional de Meteorologia.

Segundo este serviço, ainda “é perigoso” viajar em algumas estradas, devido à neve, mas as condições deverão melhorar nos próximos dias.

O sistema de energia está a ser restaurado em todo o país, mas cerca de 100 mil consumidores ainda sem luz, principalmente nos estados do Maine e de Nova Iorque.

Na cidade de Buffalo e na fronteira com o Canadá, as condições meteorológicas foram as piores já registadas, mantendo-se as cidades completamente cobertas de neve e os aeroportos fechados.

Mas várias das mortes contabilizadas foram também registadas em zonas como o Kansas, o Missouri, Vermont, Colorado, Ohio e Wisconsin, como avançou a imprensa local.

Em várias cidades da costa Leste e até no estado da Florida, conhecido pela temperatura amena, os termómetros marcaram mínimas que não eram vistas há várias décadas.

A cidade de Nova Iorque alcançou uma temperatura mínima de -10,5° Celsius (C) no dia de Natal, o que não acontecia desde 1872, enquanto Washington, D.C., a capital dos EUA, esteve com -10°C naquele que foi o Natal mais frio desde 1983 e Tampa, na Florida, chegou a marcar temperaturas abaixo de zero, o que não acontecia desde 1966.

Sugerir correcção
Comentar