Caixa dá apoio de 600 a 900 euros a funcionários com salário até 2700 euros

Trabalhadores também podem antecipar subsídio de Natal de 2023 para mitigar impacto da subida da inflação.

Foto
Paulo Macedo, presidente executivo da CGD, segue exemplo de outros bancos e distribui compensação a trabalhadores Rui Soares

É mais um banco a compensar os trabalhadores com remunerações mais baixas pelo aumento da inflação. A Caixa Geral de Depósitos (CGD) anunciou esta quinta-feira um pagamento extraordinário, no mês de Dezembro, de 900 euros para trabalhadores com salário inferior ou igual a 1500 euros, e de 600 euros para quem recebe acima de 1500 euros e até 2700 euros.

Os valores de remuneração referidos têm em consideração “todas as rubricas remuneratórias regulares e subsídio de refeição”.

Para além do apoio extraordinário, a instituição pública permite ainda que os seus trabalhadores possam antecipar até 50% do subsídio de Natal durante o primeiro semestre de 2023 ou receber a totalidade daquele subsídio em duodécimos.

E sem quantificar, diz ainda que haverá uma majoração dos prémios e incentivos a pagar em 2023.

A comissão executiva da CGD justifica as medidas pelo “aumento inusitado da inflação”, que “tem afectado de forma anormal o rendimento disponível dos seus colaboradores, particularmente daqueles que integram agregados familiares que auferem remunerações mais baixas”.

Em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo CGD (STEC) diz registar “positivamente esta decisão da administração e só lamentamos a sua morosidade, quando outros bancos e até mesmo empresas de bem menor dimensão já o tinham feito”. Mas, referindo-se ao aumento salarial médio de 0,92% alcançado no corrente ano, a estrutura sindical adianta que “não abdicará que a negociação da tabela salarial para 2023 reverta esta indesmentível e substancial perda de poder de compra, reconhecendo-se os trabalhadores como uma mais-valia determinante para o funcionamento, imagem e resultados do banco público”.

O anúncio do apoio surge no dia em que a CGD anunciará resultados do terceiro trimestre. No primeiro semestre, a instituição registou lucros de 486 milhões de euros, um crescimento de 65% face ao primeiro semestre de 2021.

Outros bancos já avançaram com medidas semelhantes. É o caso do Banco Santander, que decidiu atribuir um pagamento extraordinário de 750 euros a trabalhadores que tenham um vencimento até 30 mil euros anuais. E de permitir, em 2023, a antecipação até 50% do subsídio de Natal.

O banco que integra o grupo espanhol Santander, e que viu os lucros mais do que duplicarem até Setembro, para 385 milhões, anunciou ainda o aumento do limite de crédito disponível para os trabalhadores para 200 mil euros, em novas operações de crédito, e o acesso a outras medidas como a comparticipação do passe social em 50% ou o apoio a propinas no valor de 310 euros por ano por filho ou enteado.

Também o BCP anunciou “um pagamento pontual extraordinário de 500 euros a todos os colaboradores sem viatura atribuída”, a efectuar com o processamento salarial de Dezembro. E a possibilidade de a partir de Janeiro poderem pedir a antecipação do subsídio de Natal em duodécimos, isto é, dividido por 12 meses. Ainda para os trabalhadores com crédito à habitação, o banco que apresentou lucros até Setembro de 295,7 milhões em Portugal, permite fixar durante um ano a prestação, ao abrigo das condições o Acordo Colectivo de Trabalho. A fixação da prestação terá como base o valor pago em Junho de 2022, sendo que o prazo total do empréstimo será acrescido de um ano.

Sugerir correcção
Ler 11 comentários