AICEP: pipeline de investimento este ano é de 10 mil milhões de euros

Graças a “um trabalho muito segmentado” de captação de investimento, “há muito mais procura por Portugal do que existia há uns anos”, diz o presidente da AICEP.

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Luís Castro Henriques, presidente da AICEP, adianta que Portugal bateu um novo recorde na angariação de novos clientes LUSA/JOSÉ SENA GOULÃO

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), que termina o mandato este ano, diz, em entrevista à agência Lusa, que o “pipeline” de investimento em 2022 é de 10 mil milhões de euros.

“O meu grande objectivo era fazer, de facto, este ciclo de investimento importante, que começou em 2014 e terminou no ano passado”, afirma Luís Castro Henriques, que está há nove anos na agência e quase há seis na presidência. Conseguiu-se “trabalhar a notoriedade de Portugal, a competitividade” e, agora, “teremos próximos desafios muito grandes para a próxima década e que são de outra natureza”, refere.

Questionado sobre qual o “pipeline” de investimento este ano, Luís Castro Henriques diz serem 10 mil milhões de euros. “Só para dar um número: em 2014 este “pipeline” era de 1000 milhões de euros”, mas “cuidado – e eu digo sempre isto porque nós anunciamos sempre no final do ano os resultados contratualizados –, estamos a falar do universo de oportunidades de investimento e este primeiro dado é muito relevante para perceber que, de repente, ou melhor, fruto deste trabalho ao longo destes anos, Portugal consegue ter acesso a muitos mais projectos de investimento, há muito mais procura por Portugal do que existia há uns anos”.

De acordo com o responsável, isto é “fruto de um trabalho muito segmentado em termos de captação de investimento”.

Outro dado “relevante” – o último ano recorde na angariação de novos clientes para Portugal foi em 2021 e, “em Outubro de 2022, já batemos esse recorde, já angariámos 42 novos clientes para Portugal”.

Se formos comparar com 2014, “isto é três vezes mais do que se angariava em 2014 e, portanto, não só é fundamental aumentar o universo de oportunidades de investimento em Portugal, que é o que estamos a fazer, tendo um ‘pipeline’ maior, mas também a nossa taxa de conversão é três vezes superior”, prossegue o presidente da AICEP. Em suma, “conseguimos trazer três vezes mais clientes por ano”, diz.

“Há ainda um dado dentro deste que eu gostaria de destacar, porque acho que é muito interessante tudo o que aconteceu na angariação dos serviços, porque nós falamos muito sempre da contratualização, que são sobretudo projectos industriais ou projectos de investigação e desenvolvimento”, salienta.

“Em 2014 angariávamos cerca de quatro centros de serviços por ano. Em 2022, em Outubro, já vamos em 30”, aponta, referindo que o que “é mais interessante ver” é que a preponderância destes centros de serviços é a de desenvolvimento de software, centros de competências altamente complexas que são todas desenvolvidas e processadas a partir de Portugal e que depois têm um resultado também na própria balança exportadora de serviços, explica.

Por exemplo, a exportação de serviços TIC (tecnologias) ultrapassou os 2000 milhões em 2020, e em 2021 foram ultrapassados os 3000 milhões.

“Este é um sector que está a crescer imenso, hoje em dia já representa mais de 70.000 postos de trabalho, mas só em desenvolvimento de software e competências tecnológicas já representa mais de 40.000 postos de trabalho e, portanto, é muito interessante para o desenvolvimento do país, é muito interessante para as oportunidades, para os jovens terem boas oportunidades de crescimento, essencialmente tecnológico”, e tem “um impacto enorme na economia”, refere.

Questionado sobre quanto espera captar até final do ano, Luís Castro Henriques afirma: “Neste momento já estamos satisfeitos por ter ultrapassado o recorde, mas (...) é expectável que até ao final do ano ainda tenhamos mais, vá lá, uma mão cheia, pelo menos.”

Diversificar investimentos

A origem dos investimentos tem-se diversificado muito ao longo do tempo, primeiro dentro da Europa, sendo que os três principais mercados de captação continuam a ser a Alemanha, França e Espanha.

“O que aconteceu nos últimos cinco anos, mesmo até durante a pandemia, foi que conseguimos claramente aumentar imenso nos Estados Unidos e também começar a diversificar noutros pólos da Europa, no Reino Unido, na Bélgica, na Suíça e também na Itália”, uma “tendência a manter”, uma vez que, sobretudo, os resultados dos Estados Unidos “são interessantíssimos” e, juntando os serviços, são “avassaladores”.

Também em termos industriais “conseguimos alguma diversificação relevante no Extremo Oriente, nomeadamente no Japão e na Coreia”, acrescenta.

Questionado sobre qual foi o momento mais complexo na AICEP, o responsável destacou três, sendo que o primeiro foi quando entrou na agência: “A primeira reunião que eu tive fora de Portugal, estava em Inglaterra e a pessoa à minha frente tinha o Financial Times e a segunda notícia era ‘Portugal runs into trouble again' ['Portugal enfrenta dificuldades outra vez'] e, portanto, vender Portugal em 2014 era particularmente complicado.”

Depois foi “mudar o ‘pitch’ que tínhamos em relação a Portugal (...), perceber que o talento era o nosso principal factor competitivo diferenciador”, e o segundo aspecto foi a forma como se começou a fazer a angariação: é “completamente personalizada, segmentada, trabalhada previamente antes de entrarmos na porta de um novo investidor que não conhece Portugal”, conta.

O segundo grande desafio foi durante a pandemia, em que mesmo durante os primeiros três meses em que “estávamos fechados, mesmo assim fizemos sete angariações de novos clientes para Portugal, portanto percebemos que o nosso negócio não parava”, refere Luís Castro Henriques.

Depois, o “terceiro grande desafio” foi em 2021 e prolongou-se até este ano, com grandes eventos e campanhas, desde o “Made in Portugal naturally”, passando pelo Hannover Messe, “que teve um impacto brutal na Alemanha” em termos de percepção do que é Portugal em 2022, e a Expo Dubai.

“Aumentámos claramente o universo de actividades que a AICEP faz e, sobretudo, aumentámos muito a escala dos eventos e das nossas campanhas”, salienta.

Questionado sobre qual foi para si o momento alto, Luís Castro Henriques aponta “2021”. O ano passado, “em termos de resultados de investimento, estamos a falar de termos contratualizado mais do dobro do recorde anterior, que era dois anos antes, portanto, foi o ano antes da pandemia, é claramente um momento alto”, admite.

“Estamos a falar de assinar mais de 2700 milhões de euros de investimento e, portanto, isso eu creio que é um grande momento de concretização, porque quando olhamos para isso e vemos, sobretudo quando começamos a comparar o PT2020 com o QREN e vemos que quase duplicámos o investimento anual a ser processado pela agência, vemos que mais do que duplicámos o apoio à internacionalização às empresas, criámos dezenas de milhares de postos de trabalho, seja nos serviços, seja na indústria, mantivemos centenas de milhares para este trabalho”, elenca.

“Foi de facto um ano em que fui muito feliz”, assume.

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