Cárin Geada faz mais do que iluminar o palco para se ver as estrelas — e dos bastidores ganhou um prémio

A desenhadora de luz é o Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II, que distingue pela primeira vez o “trabalho invisível” de quem ajuda a pintar todas as cenas de todos os palcos.

Foto
Cárin Geada é desenhadora de luz e é o Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II. Paulo Pimenta

A certa altura na entrevista, Cárin Geada pára o que estava a dizer, um comentário sobre um desejo antigo de formar um colectivo com colegas-amigos, e desvia o olhar para as janelas que se descortinam do chão ao tecto no Rivoli, no Porto. Lá fora, o Sol e a chuva apareceram ao mesmo tempo e a luz está incrível. “Olha, estás a ver. Isto não é fácil de fazer. É um desafio: como é que fazes isto no palco?” “Como é que fazes de Sol?”, provocamos. “O Sol, uma lâmpada. É isso que eu faço”, ri-se a desenhadora de luz.

Cárin Geada, 30 anos, de Lamego, é o Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II, pela primeira vez entregue aos bastidores. Foi isto que mais a surpreendeu, conta. “O trabalho visível é o dos actores e encenadores, não é a luz, o som ou a cenografia. Normalmente nunca ninguém vê e depois destes anos foi mesmo difícil. Há imensa gente que saiu da área. Tanto que já tive dificuldade em encontrar técnicos para acompanhar o ritmo que estamos a ter.”

A terceira edição do prémio que nomeia, reconhece e celebra talentos emergentes no teatro tem o valor de cinco mil euros e é relativo ao ano de 2021, quando as salas e os trabalhadores nas áreas de espectáculo sacudiam uma pandemia da frente das portas. Agora, é um frenesim — ainda precário e insanamente instável — mas um frenesim.

Culpa disso, e de uma tendência confessada e ainda por travar para o workaholism, Cárin deixou os dois gatos em casa dos pais entre Agosto e Dezembro (saudades, Oliver, saudades, Molly). “Não vou parar”, desculpa-se, “mas tem que ver com reposições de desenhos de luz que já fiz e, felizmente, os espectáculos estão a circular bastante”.

Isto significa que também ela circula bastante, normalmente dividida entre a casa no Porto e os sofás de amigos e alojamentos locais em Lisboa (“está mesmo fifty fifty”), um pêndulo centralizado e difícil de partir.

O plano para as próximas semanas é a estreia, nesta sexta-feira, no Rivoli, de Carcaça, coreografada por Marco da Silva Ferreira; depois, estará, umas ruas acima, no Teatro Nacional São João (TNSJ), na récita Para Que os Ventos se Levantem: Uma Oresteia; durante a próxima semana passa por Amesterdão; e, a seguir, ficará imersa na direcção técnica do festival Alkantara, em Lisboa. Escolhe os recibos verdes, a contabilidade e as muitas e más horas a ficar amarrada “a uma casa”.

Foto
Cárin Geada num ensaio de Carcaça, no Rivoli, a segunda peça que faz com Marco da Silva Ferreira Paulo Pimenta

“A partir do momento em que me despedi para ser freelancer, foi: ok, só tenho de garantir os mínimos. Se tiver de arranjar outro trabalho qualquer, arranjo e pronto”, pensou. Ainda não aconteceu ter de sair da área. “Faço algum trabalho técnico quando não tenho trabalho artístico.”

Começou a trabalhar no Teatro do Bolhão em 2010, depois de o desenhador de luz (“e referência”) Nuno Meira reparar na proposta dela durante um workshop no TNSJ, quando ainda andava no secundário, na Academia Contemporânea do Espectáculo, no Porto. Fez o curso profissional de Luz, Som e Efeitos Cénicos, depois de uma passagem pelo ensino regular em Ciências, em Lamego. Seguiu-se uma licenciatura em produção e cenografia pela ESMAE.

Em adolescente interessava-lhe o som, ficou pela luz. “A luz é completamente abstracta e é por causa disso que passa despercebida para muita gente.” Ela esforça-se para a manter assim. “Não faço luz para fazer um show off com strobes e robôs sempre a rodar e a mudar de cor.”

Mas também não se limita a iluminar o palco para o público conseguir ver os artistas. O trabalho que faz é “parte integrante da dramaturgia e da concepção criativa de um espectáculo, assim como todas as restantes áreas”, estabeleceu, ao receber o prémio, que a poderá ajudar a pagar um curso de fotografia ou a finalmente começar “uma companhia que não será uma companhia” (sem pressão, que “o próximo ano é para acalmar”, avisa).

Os aplausos de Cárin vêm mais da equipa do que da audiência, sentada de costas para a mesa de onde ela supervisiona tudo. “Vou percebendo se o público gostou da peça. Eu sei que não vão perceber se vão gostar da luz ou não”, brinca, sem se levar muito a sério.

Ainda assim, já lhe aconteceu pedirem para a congratular no final de um espectáculo. Ficou chateada, a pensar que não fez bem o seu trabalho. “Não gosto que a luz se ‘veja’, que se sobreponha ao resto. As coisas têm de estar todas na mesma cena.”

Sugerir correcção
Comentar