Um novo doente da Europa

A crise política que destruiu as ambições de Truss em tão pouco tempo é a consequência lógica de uma realidade previsível: o “Brexit” dos conservadores não salva o Reino Unido. Está, pelo contrário, a transformá-lo num país acossado.

A política britânica do conservadores anda há seis anos à deriva e esta semana afundou-se no caos. Dizer, como disse Nicola Sturgeon, primeira-ministra da Escócia, que “está para lá da hipérbole e da paródia” não é exagero e há muitas formas de o comprovar: Liz Truss foi a chefe do Governo com menos tempo no cargo na longa história da Inglaterra e do Reino Unido; nos últimos seis anos, o país conheceu três primeiros-ministros; e, mais grave, o que está para a frente é tão imprevisível que qualquer esforço de compreensão obriga a ignorar a sobriedade institucional do Reino Unido e procurar exemplos noutras geografias políticas onde prolifera a anedota e a instabilidade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 57 comentários