O peixe de Kira não podia entrar no avião. Um funcionário do aeroporto cuidou dele até ela voltar

Kira Rumfola ficou surpreendida quando Ismael Lazo disse que o peixe não podia entrar no avião. Para ajudar, o funcionário do aeroporto ofereceu-se para ficar com o animal. “Quatro meses é muito tempo, mas o Theo parece bastante feliz.”

Foto
Um funcionário do aeroporto tomou conta do peixe durante quatro meses

Em Maio, no final do primeiro ano na Universidade de Tampa, nos Estados Unidos, Kira Rumfola fez as malas e foi até ao aeroporto com o seu colega de quarto preferido: um peixe colorido chamado Theo.

A jovem de 19 anos dirigia-se para casa em Long Island, Nova Iorque, para passar o Verão e estava feliz por levar o peixe com quem tinha estabelecido uma ligação durante esses meses. Pensou que não haveria problema em levar Theo a bordo do avião num pequeno porta-peixes portátil.

“Já o tinha feito antes, durante as férias, noutra companhia aérea, por isso enchi o recipiente com água e coloquei o Theo dentro”, explicou. Mas havia um problema.

Enquanto estava a verificar as malas para o voo na Southwest Airlines, o funcionário de apoio ao cliente Ismael Lazo reparou no peixe azul e roxo e explicou a Rumfola que a política de animais de estimação da companhia aérea só permitia a entrada a pequenos cães e gatos em caixas transportadoras. Nenhum outro animal de estimação é permitido nos aviões.

“Todos os meus colegas já tinham ido para casa durante o Verão e eu não tinha ninguém com quem deixar o Theo”, explicou a estudante de educação infantil. “Fiquei muito triste e perguntei-me o que iria fazer. Ele é o meu animal de estimação.”

Lazo, de 35 anos, compreendeu a preocupação de Rumfola em relação ao peixe. “Tenho dois cães – não gostaria de os abandonar em nenhum lugar”, declarou. “E também sei como é difícil deixá-los quando saio da cidade”, acrescentou. Tomou uma decisão numa fracção de segundo e ofereceu-se para cuidar do peixe até a estudante regressar.

“E se eu levar o teu peixe para casa para viver comigo e com a minha noiva até voltares para a faculdade, no Outono?”, perguntou. “Podes mandar mensagens durante o Verão para saberes como ele está sempre que quiseres.”

Kira Rumfola comprou Theo durante o primeiro semestre na universidade Kira Rumfola
Kira Rumfola, Ismael Lazo e Jamee Golub (da esquerda para a direita) Kira Rumfola
Kira Rumfola está feliz por ter Theo de volta a casa após os quatro meses longe dele Kira Rumfola
Fotogaleria
Kira Rumfola comprou Theo durante o primeiro semestre na universidade Kira Rumfola

Nesse instante, o rosto de Rumfola iluminou-se, disse Lazo, que de imediato se sentiu bem com a oferta invulgar. Mas havia um senão: Lazo não sabia como tomar conta de um peixe, mas estava disposto a tentar. “Ela entregou-me o kit do peixe – alguma comida e um purificador de água – e depois disse-me para limpar a água com frequência”, recordou. “Disse-lhe que faria o meu melhor para manter o Theo feliz.”

Rumfola, que estava maravilhada com a oferta de Lazo, prometeu que iria perguntar com frequência como é que o peixe se estava a portar na sua casa temporária. “Foi tão simpático ele ter assumido a responsabilidade de tomar conta do meu peixe. Eu sabia que iria sentir falta dele durante o Verão, mas estava grata por saber que ele estaria a ser cuidado”, afirmou.

A estudante comprou Theo numa loja de animais de estimação em Tampa, no ano passado, para lhe fazer companhia e aos colegas que vivem no mesmo apartamento durante o primeiro ano fora de casa. “Podemos ter peixes como animais de estimação e eu queria mesmo ter um”, explicou, acrescentando que foi imediatamente atraída para o azul e roxo com uma cauda a fluir. “Ele tem uma cor tão bonita e, quando o levei para casa, percebi que tinha uma personalidade divertida. Ele gosta de nadar em círculos no aquário.” Especialmente depois das refeições.

“Pus o aquário na ilha da cozinha e reparei que o Theo gostava muito de me ver a lavar pratos”, revelou a jovem. “Ele ficava sempre agitado quando eu fazia isso”. Não demorou muito até que ela ansiasse por vê-lo todos os dias depois das aulas.

Para Rumfola, abandonar o peixe no aeroporto teria sido cruel. Mandá-lo embora para passar alguns meses com Lazo era a melhor opção disponível e a estudante estava feliz por ter aceitado. O rapaz parecia ser uma pessoa de confiança.

Assim que chegou a casa, em Nova Iorque, enviou-lhe uma mensagem. “Olá, Ismael, é a rapariga do aeroporto com o peixe! Estava apenas a pensar como é que ele está. Se tiveres alguma pergunta sobre o Theo, por favor, está à vontade para me enviares mensagem, obrigada!”

Lazo respondeu rapidamente: “Olá! Vamos agora à loja para lhe comprar um aquário maior.”

“Gostámos de ter o Theo por perto e também reparámos que ele ficava entusiasmado quando a minha noiva estava a lavar a loiça”, revelou.

Ainda assim, quando a estudante regressou a Tampa, no final de Agosto, e foi buscar o peixe, Lazo não ficou triste. “Para ser honesto, estava preocupado que alguma coisa lhe pudesse acontecer enquanto estava a nosso cuidado. Por isso, fiquei feliz por a Kira o ter de volta”.

Quando Rumfola foi ao apartamento de Lazo para ir buscar o peixe, ofereceu ao rapaz e à noiva, Jamee Golub, um cartão de oferta da loja e alguns doces para agradecer.

Lazo não foi o primeiro trabalhador aeroportuário a oferecer-se para tomar conta de um peixe.

Em 2018, uma equipa de apoio ao cliente no Aeroporto Internacional de Denver, no Colorado, cuidou durante vários dias de um peixe cor-de-rosa de uma mulher que estava de férias na Califórnia. Ela abandonou o peixe, que acabou nos perdidos e achados do aeroporto, quando não autorizaram que o levasse num voo da Southwest Airlines. Os funcionários do aeroporto acabaram por reunir o par.

Rumfola, por outro lado, está de volta ao campus da universidade, aliviada por estar reunida com o pequeno amigo aquático. O Theo está a nadar à volta do aquário, tal como fazia no apartamento de Lazo.

“Estou muito agradecida pelo Lazo ter ajudado. Quatro meses é muito tempo, mas o Theo parece bastante feliz.”

Exclusivo PÚBLICO/The Washington Post

Sugerir correcção
Comentar