Atirador abre fogo numa escola russa e faz pelo menos 15 mortos e 20 feridos

O atirador, de 34 anos, matou pelo menos 11 menores, dois seguranças e dois professores da escola onde tinha sido aluno. O motivo do tiroteio é, ainda, desconhecido. Putin descreve o ataque como “um acto terrorista de uma pessoa que, aparentemente, pertence a uma organização ou grupo neofascista”.

moscovo,armas,mundo,vladimir-putin,russia,
Fotogaleria
O local do ataque, em Izhevsk EPA/ANDREY KOROTKOV
moscovo,armas,mundo,vladimir-putin,russia,
Fotogaleria
Polícia no local do ataque, em Izhevsk REUTERS/Stringer
moscovo,armas,mundo,vladimir-putin,russia,
Fotogaleria
EPA/ANDREY KOROTKOV
moscovo,armas,mundo,vladimir-putin,russia,
Fotogaleria
EPA/ANDREY KOROTKOV
Fotogaleria
EPA/ANDREY KOROTKOV
,Tiroteio na escola
Fotogaleria
EPA/ANDREY KOROTKOV
Alejandro González Iñárritu
Fotogaleria
EPA/ANDREY KOROTKOV

Um atirador abriu fogo numa escola em Izhevsk, na região russa de Udmúrtia, durante a manhã desta segunda-feira. De acordo com as autoridades russas, pelo menos 15 pessoas morreram e 24 ficaram feridas.

O tiroteio ocorreu na escola número 88, na cidade de Izhevsk, onde estudam cerca de mil alunos e onde o próprio também havia sido aluno, avançou a BBC. Para o local foram mobilizadas ambulâncias e serviços de segurança russos. “A polícia dirigiu-se imediatamente para o local do crime”, afirmaram fontes policiais à agência TASS. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, acrescentou que Putin ordenou o envio de médicos, psicólogos e neurocirurgiões para o local do ataque. Segundo a administração da escola, os estudantes e os cerca de 80 professores da escola foram retirados do local assim que possível.

Antes de se suicidar, o atirador matou pelo menos 11 menores, dois seguranças e dois professores, referiu o Comité de Investigação da Rússia, que acrescentou que 22 dos 24 feridos são menores. De acordo com um vídeo divulgado pelas autoridades, o homem usava uma camisola preta com símbolos nazis. No vídeo de dez segundos, é possível ver o seu corpo imóvel no chão, numa das salas da escola, coberto de sangue. Segundo a agência TASS, o atirador estava armado com duas armas e inúmeras munições.

O Comité de Investigação da Rússia avançou no Telegram que já identificou o atirador: chamava-se Artem Kazantsev, tinha 34 anos e era natural de Izhevsk. “Os investigadores estão actualmente a realizar buscas na residência do atacante para determinar a sua identidade, opiniões e antecedentes. Estão ainda a investigar a sua ligação com o neofascismo e a ideologia nazi”, lê-se na publicação. Até ao momento, o motivo do tiroteio é desconhecido.

O comité avançou ainda que o agressor estava registado num centro de tratamento “psiconeurológico”. Os investigadores disseram que o homem estava armado com duas pistolas e com uma grande quantidade de munição.

A escola 88 localiza-se no centro de Izhevsk, uma cidade com cerca de 650 mil habitantes. Segundo o porta-voz do Kremlin, Putin “lamenta profundamente” as mortes. O Presidente russo descreveu o ataque como “um acto terrorista de uma pessoa que, aparentemente, pertence a uma organização ou grupo neofascista”.

Guterres condena ataque

O secretário-geral da ONU, António Guterres, “condenou veementemente” o ataque. “O secretário-geral está profundamente triste com as relatadas mortes de 15 pessoas, incluindo 11 crianças, e pelos ferimentos de pelo menos outras 24 num tiroteio hoje numa escola na cidade de Izhevsk, na Federação Russa”, disse o porta-voz adjunto de Guterres, Farhan Haq.

Guterres “condena veementemente este ato de violência e expressa as suas mais profundas condolências às famílias das vítimas, bem como ao Governo e ao povo da Federação Russa, e deseja aos feridos uma rápida e completa recuperação”, acrescentou Haq em comunicado.

Também a União Europeia condenou o tiroteio e “expressou as suas sinceras condolências às famílias e amigos das vítimas do trágico evento”, disse o porta-voz para Relações Exteriores e Política de Segurança, Peter Stano, no Twitter.

Nos últimos anos, a Rússia tem registado vários tiroteios em escolas. Em Maio de 2021, um atirador adolescente matou sete crianças e dois adultos na cidade de Kazan. Este ano, em Abril, um outro atirador matou duas crianças e um professor num infantário na região de Ulyanovsk antes de se suicidar.

Sugerir correcção
Ler 15 comentários