Lavrov acusa EUA de “brincar com o fogo” em Taiwan

Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia discursa contra o uso pelos Estados Unidos de sanções para conseguir que os países façam o que querem.

Foto
Sergei Lavrov falou este sábado na Assembleia Geral da ONU EDUARDO MUNOZ/Reuters

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa, Sergei Lavrov, acusou os Estados Unidos de “brincar com o fogo” em relação a Taiwan, num discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Lavrov acusou os Estados Unidos de tentar moldar o mundo à sua imagem através de sanções – os EUA, a União Europeia e outros países impuseram várias rondas de sanções à Rússia após a invasão da Ucrânia.

Lavrov também se queixou das tentativas duras dos países ocidentais imporem a sua visão de democracia a outros países.

Antes disso, na mesma assembleia, o ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Wang Li, disse que a China apoia rodos os esforços que conduzam a uma resolução pacífica da “crise” na Ucrânia.

A prioridade, acrescentou, era conseguir conversações entre os dois lados, que pudessem ter em conta “as preocupações legítimas de segurança de todas as partes”.

Se Pequim continua a apoiar tacitamente Moscovo é uma pergunta muito repetida, porque a China contaria com uma operação militar curta e não uma guerra longa com consequências para a economia mundial.

Sugerir correcção
Comentar