Xi e Putin voltam a encontrar-se para lembrar o mundo de que existe alternativa ao Ocidente

Presidentes russo e chinês participam em cimeira regional no Uzbequistão e estarão juntos pela primeira vez desde a invasão da Ucrânia. É também a primeira saída do país para o líder chinês desde o início da pandemia.

Foto
Xi Jinping, Presidente chinês, visitou o Cazaquistão antes de partir para o vizinho Uzbequistão Reuters/KAZAKH PRESIDENTIAL PRESS SERVIC

Quase três anos ou perto de 1000 dias depois, Xi Jinping cruzou uma fronteira da República Popular da China e escolheu, para a sua primeira viagem oficial desde o início a pandemia de covid-19 nada mais, nada menos do que a Ásia Central, região-chave para as ambições económicas e geopolíticas chinesas, e onde se reunirá, previsivelmente na quinta-feira, com o Presidente russo, Vladimir Putin.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 39 comentários