Chamam-lhe “diamante hexagonal” e veio de outro planeta

A lonsdaleíte é um mineral raro que tem a mesma composição química de um diamante “normal”, mas uma estrutura cristalina diferente – é hexagonal. Daí lhe chamarem “diamante hexagonal”. Nova investigação sugere que se formou logo após uma colisão entre um planeta e um asteróide, há milhões de anos.

Foto
Cientistas (à esquerda está Andy Tomkins) com amostras de um meteorito estudadas RMIT

Não caiu do céu, mas pode-se dizer que terá acontecido algo do género com a lonsdaleíte, um mineral que é conhecido como “diamante hexagonal”. Uma nova investigação sugere que se terá formado pouco depois da colisão de um planeta-anão do nosso sistema solar com um asteróide. Esse choque terá acontecido há 4500 milhões de anos. Aqui, na Terra, é encontrado em meteoritos que atravessaram a atmosfera terrestre – mas é considerado raro.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar