Sondagem: PS cai e PSD sobe mas vantagem dos socialistas continua acima dos dez pontos

O estudo de opinião da Intercampus para o Negócios e o CM mostra que os sociais-democratas agora liderados por Luís Montenegro estão a recuperar face ao PS. Já a IL recua e perde o terceiro lugar para o Chega, que se mantém estável.

Foto
O PSD de Luís Montenegro reduziu a distância para os socialistas José Sena Goulão/Lusa

PS em perda e PSD em recuperação, com a distância entre os dois maiores partidos a diminuir mas, ainda assim, a manter-se acima dos dez pontos percentuais. Por outro lado, o conjunto das forças políticas de direita encurta diferença para os partidos da esquerda parlamentar.

Estas são conclusões da sondagem de Agosto da Intercampus para o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã, em que o PS do primeiro-ministro António Costa cai dois pontos face a Julho para se fixar em 33,1% das intenções de voto, enquanto o PSD, liderado desde o início do mês passado por Luís Montenegro, recupera dois pontos percentuais para atingir 22,8%.

No último lugar do pódio há uma troca de posições, com o Chega a recuperar a terceira posição graças à queda da Iniciativa Liberal. O partido de André Ventura passa de 8,3% para 8,4%, ao passo que os liberais caem dos 8,5% registados em Julho para apenas 7,1%.

Seguem-se o Bloco de Esquerda com 5% (tinha 5,4% no mês passado) e a CDU (coligação eleitoral entre PCP e PEV) com 2,2%, o que representa uma descida em relação aos 2,8% de Julho.

Na esquerda parlamentar, o Livre do deputado único Rui Tavares é a única força a subir, ainda que ligeiramente, passando de 1,7% para 1,9%.

Já o PAN perde praticamente um ponto ao recuar para 1,3%. Por fim, o CDS, presidido por Nuno Melo, desliza dos 2% obtidos no mês passado para somente 0,7% em Agosto.

O conjunto das forças da direita também recupera relativamente ao bloco da esquerda: PS, Bloco, CDU, Livre e PAN totalizam 43,5%; PSD, Chega, IL e CDS somam 39%.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários