EDP Renováveis sobe lucros em 87% no semestre impulsionada pelos preços

Resultado líquido da empresa chegou aos 265 milhões de euros. EDPR destaca “aumento do preço médio de venda e de produção” para explicar a boa performance.

Foto
EDPR destaca que teve uma “sólida performance operacional” no primeiro semestre Yves Herman

A EDP Renováveis (EDPR) teve receitas de 1237 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, 45% acima do valor registado acima de idêntico período do ano passado, tendo os resultados líquidos subido 87% para os 265 milhões de euros (ficando ligeiramente acima dos 255 milhões do primeiro semestre de 2020).

Na apresentação de contas disponível no site do regulador do mercado de capitais, a CMVM, a EDPR destaca que teve uma “sólida performance operacional” neste período, “impactada pela maior produção de energia” quando comparado com o primeiro semestre de 2021 “devido à capacidade instalada adicional e melhor recurso renovável”.

Os “resultados sólidos”, diz a EDPR, foram suportados principalmente “pelo aumento do preço médio de venda e de produção, resultado num EBITDA e resultado líquido robustos”. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) foi de 976 milhões de euros, mais 49% em termos homólogos.

Sobre a subida de receitas, a empresa diz que o preço médio de venda aumentou 27% quando comparado com o mesmo período de 2021, “maioritariamente devido aos preços de mercado na Europa” e à “actualização do quadro regulatório em Espanha”. A empresa tem activos em várias zonas do globo, com destaque para a Europa, Estados Unidos e Brasil.

“A capacidade instalada aumentou para 13,8 GW (+1,2 GW vs 1S21)” no período em análise, com a Europa e a América do Norte “a representarem 40% e 51% do portfólio, respectivamente, e apresentando uma maior diversidade tecnológica com 12,2 GW de eólico onshore, 1,3 GW de solar e 1,5 GW de capacidade bruta de eólico offshore em operação”, refere a empresa.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários