Morreu um dos voluntários britânicos capturados pelas tropas russas em Donetsk

Segundo a mediadora dos Direitos Humanos na região de Donetsk, Paul Urei morreu no da 10 de Julho vítima de diabetes, problemas respiratórios, cardiovasculares e renais. O Reino Unido acrescenta que está a decorrer uma investigação para apurar a veracidade dos factos.

Foto
Paul Urei foi capturado no final de Abril pelas tropas separatistas Reuters/ALEXANDER ERMOCHENKO

Um voluntário britânico foi detido pelas forças separatistas da autoproclamada República Popular de Donetsk acusado de “actividades mercenárias” acabou por morrer, revelou, esta sexta-feira, a agência estatal russa TASS.

Paul Urei, de 45 anos, foi capturado no final de Abril, enquanto tentava ajudar uma mulher a quem tinha sido dada permissão para viajar do Sudeste da Ucrânia para o Reino Unido, revelou a Presidium Network, organização humanitária sem fins lucrativos que manteve contacto com o britânico antes da detenção.

Segundo a mediadora dos Direitos Humanos na província de Donetsk, Daria Morozova, Urei morreu vítima de diabetes, problemas respiratórios, renais e cardiovasculares. “Pela nossa parte, apesar da gravidade do alegado crime, Paul Urei recebeu assistência médica adequada. No entanto, tendo em conta os diagnósticos e o stress, faleceu no da 10 de Julho”, acrescentou.

A informação é, contudo, contrariada pela Presidium que revela que os separatistas não permitiram que o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido ou o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) monitorizassem a saúde de Urei por telefone. “Eles estão a utilizar estas pessoas como peões políticos neste conflito, o que é vergonhoso”, declarou à agência Reuters o co-fundador da Presidium Network, Dominik Byrne.

O Reino Unido rejeita as acusações das práticas mercenárias e acrescenta que o cidadão trabalhava como voluntário humanitário no país invadido pela Rússia. Neste momento, está a decorrer uma investigação para apurar a verdade, escreve a mesma agência.

Entretanto, a ministra dos Negócios Estrangeiros britânica, Liz Truss, anunciou ter convocado o embaixador russo no Reino Unido para explicar a morte do voluntário. “Estou chocada por ouvir os relatos da morte do trabalhador humanitário britânico Paul Urei”, indicou num comunicado, sublinhando que a Rússia deve “explicações e responsabilidades”.

A família da vítima já foi informada e pediu à província de Donetsk que o corpo seja transladado para o Reino Unido.

Esta não é a primeira vez que as tropas apoiadas por Moscovo capturam combatentes ou voluntários do Reino Unido. Em Abril, Aiden Aslin e Shaun Pinner e o cidadão marroquino Saaudun Brahim foram capturados e retratados pela imprensa russa como “terroristas e mercenários”. Um mês depois, um tribunal de Donetsk condenou os três a pena de morte num julgamento que a generalidade da comunidade internacional considerou ser de fachada. Com Reuters

Sugerir correcção
Ler 1 comentários