Portugueses confiam muito na polícia e na comunicação social e pouco nos políticos

Relatório da OCDE sobre confiança nas instituições dá nota negativa ao Governo, mas ainda assim o executivo tem mais crédito junto dos cidadãos do que o Parlamento e os partidos políticos. Na justiça, Portugal fica quase 15 pontos abaixo da média dos 22 países analisados.

Foto
A polícia continua a ser a instituição mais confiável para os portugueses Ricardo Lopes

Numa escala de 0 a 10, é nas pessoas que os portugueses depositam o maior nível médio de confiança: nota 6,8 em 10. Só depois vêm as instituições, em particular a polícia, que se confirma como a instituição mais confiável (6,7). A seguir vêm as organizações internacionais, as autarquias, a comunicação social e os funcionários públicos (ordem decrescente). Todos estes têm nota positiva, acima de cinco, sendo por isso considerados “confiáveis”. Só depois vêm os tribunais, o Parlamento, o Governo e os partidos políticos — estes com os níveis mais baixos da escala (“não confiáveis”).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 17 comentários