OCDE: confiança nas instituições públicas baixou durante a pandemia

Apenas quatro em dez pessoas dos países da OCDE confiavam no governo em 2021. Factores como a escolaridade, a situação socioeconómica, a idade e o género influenciaram os resultados do mais recente estudo da OCDE sobre confiança nas instituições.

Foto
Manifestação da CGTP junto à Assembleia da República LUSA/RODRIGO ANTUNES

Um novo relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), acerca da confiança dos cidadãos nas instituições públicas, mostra que a maioria dos cidadãos dos países da OCDE perdeu confiança nos governos com a pandemia. Em 2021, apenas quatro em dez pessoas confiava no seu governo, ou seja, cerca de metade dos cidadãos dos países membros desta organização económica. Em média, as pessoas mais pobres e menos instruídas, os jovens e as mulheres confiam menos nos governos, sendo que as populações tendem a confiar mais no poder local do que no poder nacional, conclui também o estudo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar