Kevin Spacey saiu em liberdade do tribunal, mas voltará a Londres para ser ouvido a 14 de Julho

O juiz fixou uma caução ao actor e ex-director do Old Vic, que voltou a negar, através do seu advogado, as cinco acusações de agressão sexual pelas quais vai ser julgado.

Foto
NEIL HALL/EPA

Kevin Spacey compareceu esta manhã num tribunal londrino para começar a responder pelos cinco crimes de agressão sexual de que está acusado, tendo saído em liberdade sob caução. O actor e ex-director do Old Vic, que foi recebido por um batalhão de jornalistas e fotógrafos à porta do Tribunal de Magistrados de Westminster mas falou apenas para confirmar nome, data de nascimento e local de residência, terá de voltar a tribunal a 14 de Julho.

Através do seu advogado, Kevin Spacey voltou a negar “categoricamente” as acusações que a Procuradoria britânica considerou matéria para julgamento, e que dizem respeito a actos ocorridos entre Março de 2005 e Abril de 2013. Em causa, segundo a Polícia Metropolitana de Londres, citada pela CNN, estão dois alegados incidentes que terão tido lugar em Londres em 2005 e cuja vítima terá hoje cerca de 40 anos; os outros queixosos, actualmente com cerca de 30 anos, relatam situações ocorridas em 2008 e 2013. O período a que dizem respeito estes alegados crimes corresponde à fase (2003-2015) em que o actor norte-americano foi director artístico do Old Vic, um importante teatro londrino actualmente instalado no South Bank.

No mês passado, o processo contra Kevin Spacey passou a incluir também uma queixa mais grave de sexo com penetração sem consentimento, lembra a Reuters. A situação estará relacionada com o incidente de 2013, ocorrido em Gloucester.

Se for considerado culpado de algum dos crimes de agressão sexual de que está acusado, o actor pode vir a ser punido com pena de prisão até seis meses. Já a moldura penal prevista para o crime de sexo não consentido vai, no limite, até à prisão perpétua.

“O sr. Spacey nega categoricamente toda e qualquer actividade criminosa”, reiterou na audiência desta manhã o seu advogado de defesa, Patrick Gibbs, também citado pela Reuters. O actor norte-americano de 62 anos, lembrou Gibbs, respondeu a todas acusações durante o período de inquérito e cooperou totalmente com a investigação, iniciada em 2017.

As medidas fixadas pelo tribunal permitirão a Spacey continuar a trabalhar nos Estados Unidos nos intervalos entre as sessões do julgamento. A defesa argumentou que o actor tem compromissos de trabalho e que necessita também de manter o contacto regular com a sua família e o seu cão de nove anos.

Em tempos uma das estrelas mais requisitadas de Hollywood, Kevin Spacey recebeu em 1996 o Óscar de Melhor Actor Secundário pelo seu papel em Os Suspeitos do Costume, de Bryan Singer, e em 2000 o Óscar de Melhor Actor por Beleza Americana, de Sam Mendes. Após as denúncias de abuso e agressão sexual que começaram a vir a público em 2017, na esteira da vaga de acusações contra o produtor Harvey Weinstein que desencadeou o movimento MeToo, o actor viu-se afastado da popular série da Netflix House of Cards e acabou também por ser excluído do filme Todo o Dinheiro do Mundo, de Ridley Scott.

As primeiras acusações contra Spacey vieram a público quando um actor, Anthony Rapp, o acusou de o ter assediado sexualmente quando tinha apenas 14 anos, numa altura em que ambos trabalhavam em produções da Broadway. Vários outros homens que trabalharam com Spacey denunciaram então um padrão de comportamento predatório e abusivo. Na semana passada, um juiz federal norte-americano confirmou que o actor terá mesmo de responder em tribunal pelo processo cível que lhe foi movido contra Rapp.

Sugerir correcção
Comentar