Nova moeda de 7,5 euros entra em circulação a 5 de Maio

A moeda de colecção, feita em liga de prata, foi designada de “Conclusão 1522”, para comemorar o quinto centenário da Viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães. Serão emitidas 50 mil unidades.

Foto
A nova moeda de 7,5 euros BANCO DE PORTUGAL

Uma moeda de colecção, no valor de 7,50 euros, vai ser colocada em circulação no próximo dia 5 de Maio para comemorar o quinto Centenário da Viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães.

Segundo um aviso publicado na quinta-feira no Diário da República, a moeda, feita em liga de prata, foi designada de “Conclusão 1522”. A distribuição ao público será efectuada através das instituições de crédito e das tesourarias do Banco de Portugal. Serão emitidas 50 mil unidades desta moeda especial, informa o banco central.

Durante este ano, o Banco de Portugal lançou e irá continuar a lançar uma série de moedas comemorativas de diversas datas ou temas. A 3 de Março, por exemplo, foi lançada uma moeda no valor de cinco euros relacionada com o tema do clima. Antes, a 3 de Fevereiro, foi lançada uma moeda comemorativa dos 100 anos de José Saramago.

A moeda lançada no dia 5 de Maio, quinta-feira, terá no anverso a representação do globo armilar, com a legenda “Sphera Mundi”, as legendas “2022 Portugal”, “Circum-Navegação” e “1519-1522” e, no quadrante inferior esquerdo, o valor facial.

No reverso, terá representação da nau Victoria, “o único barco a retomar a Espanha após dar a volta ao mundo, comandado por Juan Sebastián Elcano, após a morte de Fernão de Magalhães em 1521”, a legenda “Fernão de Magalhães”, “Conclusão por Elcano”, “1522”, “INCM” e a indicação do autor.

Para os próximos meses está marcado o lançamento de outras moedas, como uma que será comemorativa dos 111 anos do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG) e outra do Lourinhanosaurus antunesi — ​um dinossauro carnívoro de porte médio que viveu em Portugal, há cerca de 150 milhões de anos, desconhecido até parte de um esqueleto ter sido encontrado em 1982, por um agricultor, na Peralta (Lourinhã). Serão ainda lançadas moedas comemorativas dos 20 anos do euro e até da arte da porcelana.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários