Governo quer salário mínimo de “pelo menos” 900 euros em 2026

No programa do Governo, António Costa compromete-se a discutir com os parceiros sociais um acordo de médio prazo para a melhoria dos rendimentos e a reforçar o combate à precariedade agravada pela pandemia. Pensões até 1097 euros terão aumento extra com efeitos desde Janeiro.

Foto
António Costa promete um “maior envolvimento dos parceiros sociais” nas políticas de emprego, de protecção social e fiscais Nuno Ferreira Santos

A situação internacional e a guerra na Ucrânia não fizeram o Governo desviar-se um milímetro da intenção de negociar com os parceiros sociais um acordo de médio prazo para a melhoria dos rendimentos, onde incluirá o objectivo de atingir um salário mínimo de “pelo menos” 900 euros até ao final da legislatura.

O programa do Governo, entregue nesta sexta-feira no Parlamento, confirma aquilo que já estava previsto no programa eleitoral socialista. Assim, é intenção da equipa de António Costa negociar com as confederações patronais e com as centrais sindicais, em sede de concertação social, um acordo de médio prazo, entre 2022 e 2026, para a melhoria dos rendimentos, dos salários e da competitividade.

Um dos pontos a incluir nesse acordo tem a ver com a evolução do salário mínimo nacional ao longo de toda a legislatura. O Governo defende que a remuneração mínima, que agora está nos 705 euros, deve evoluir em cada ano “em função da dinâmica do emprego e do crescimento económico”, com o objectivo de atingir “pelo menos os 900 euros em 2026”.

O programa reitera também a intenção de aumentar, até 2026, o peso das remunerações no PIB em três pontos percentuais, de modo a atingir o valor médio da União Europeia. Para cumprir esse objectivo, será necessário aumentar o rendimento médio por trabalhador em 20% entre 2021 e o final da legislatura.​

As assimetrias entre a oferta e a procura de mão-de-obra é outro dos temas a discutir, comprometendo-se desde logo o executivo a reforçar a resposta do serviço público de emprego (gerido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional) no que respeita à colocação e às acções de reconversão profissional dos trabalhadores.

Ao nível fiscal, o Governo promete criar um enquadramento “adequado” para que as empresas assegurem políticas salariais que reduzam as disparidades salariais e que se centrem nos salários médios, ao mesmo tempo que se compromete a alargar o IRS Jovem, “abrangendo mais jovens, durante mais anos”.

Em resposta às críticas das confederações patronais, que ao longo da anterior legislatura se queixaram de não serem ouvidas pelo Governo, o novo executivo de António Costa promete um “maior envolvimento dos parceiros sociais” no desenho das políticas de emprego, de protecção social e fiscais.

Pensões até 1097 euros com aumento extraordinário

Ainda ao nível dos rendimentos, reitera-se o compromisso de fazer um aumento extraordinário das pensões.

No Orçamento do Estado para 2022 que foi chumbado, a intenção era dar um aumento de 10 euros aos pensionistas com rendimentos de pensões até até 658 euros a partir do mês de Agosto, replicando uma medida aplicada desde 2017. Mais tarde, nas negociações com os partidos de esquerda, o primeiro-ministro, António Costa, tinha manifestado a intenção de dar um aumento extra a partir de Janeiro a todas as pensões com valor até 1.097 euros, medida que custaria 600 milhões de euros.

Na apresentação do programa do Governo feita nesta sexta-feira pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, confirmou-se que o aumento extra será para pensões até 1097 euros e terá efeitos retroactivos a Janeiro de 2022.

Na área laboral, o Governo reitera a intenção de pôr no terreno a Agenda para o Trabalho Digno, diploma que esteve em discussão pública até ao final do ano passado e não chegou a dar entrada no Parlamento.

Embora considera que na anterior legislatura houve avanços no combate à precariedade e na promoção da negociação colectiva, o Governo sublinha que “a pandemia voltou a testar e a expor limites da resiliência no mercado de trabalho” em Portugal.

Assim, são destacadas as medidas como o reforço das exigências para as empresas de trabalho temporário; o alargamento da contratação colectiva aos trabalhadores subcontratados e a proibição de outsourcing a seguir a um despedimento colectivo, a criminalização do trabalho não declarado, a presunção de laboralidade para reconhecer o vínculo dos trabalhadores de plataformas ou a implementação da taxa por rotatividade excessiva.

Sugerir correcção
Ler 19 comentários