Macron seduz a direita francesa numas presidenciais ameaçadas pela abstenção

O Presidente francês recusa debater com os concorrentes, numas eleições que estão a passar para segundo plano na atenção dos eleitores, por parecerem estar decididas e se passarem no contexto da guerra da Ucrânia.

Foto
Emmanuel Macron e Marine Le Pen: tudo indica que as presidenciais de 2022 serão uma repetição das de 2017 REUTERS/Benoit Tessier

Toda a gente sabe que Emmanuel Macron, o Presidente francês, é o favorito a suceder a si próprio. As intenções de voto nele rondam os 30%. A campanha para as presidenciais que se inicia nesta segunda-feira, com a primeira volta marcada para 10 de Abril, tem uma grande falta de surpresa, o que traz o receio de uma abstenção recorde para este tipo de eleições. Se o contexto excepcional da guerra da Ucrânia contribuiu para criar um desinteresse dos eleitores, este é agravado pela decisão de Macron em não debater com os seus concorrentes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários