Ana Rita Teodoro e o começo no fim

Planeada enquanto peça sobre o fim, Aaah, em estreia no Teatro do Bairro Alto, de 25 a 27 de Março, transformou-se numa peça que se constrói sobre o nascimento. Afinal, um e outro não estão assim tão distantes.

Foto
Maternidade e tranmissão, duas situações presentes na mais recente criação de Ana Rita Teodoro José Carlos Duarte

Se soubesse o que sabe hoje, Ana Rita Teodoro teria, provavelmente, pensado em Aaa – Partir e Aaah como um díptico. Ainda vai a tempo de repensar e estabelecer essa ligação entre as duas peças, mas a verdade é que um processo criativo muitas vezes ganha vida própria e encaminha a exploração das ideias para lugares inesperados. Depois de ter apresentado Aaa – Partir na Fundação Serralves, Porto, em 2021, uma performance que se relacionava e encetava um diálogo com a obra I Give Everything Away que a artista francesa Louise Bourgeois criou aos 98 anos, perto do final da sua vida, a bailarina e coreógrafa começou a trabalhar num solo que reflectiria sobre corpos a experimentar o seu envelhecimento em palco enquanto dançavam. E em mente tinha, muito em especial, os exemplos de Kazuo Ohno, Raimund Hoghe (em particular a peça memorialista Je me Souviens) e Mark Tompkins. Aaah seria, acreditava, um aprofundamento da ideia de corte, uma aproximação da morte, mas também uma exploração do seu “desejo de dançar para sempre”, conta ao PÚBLICO.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar