Louise Bourgeois: a mãe de todas as mulheres-aranha

A escultora franco-americana via na arte a forma de “garantir a sanidade”. Foi com ela que esta artista que atravessou o século XX “deslaçou o tormento” da sua vida. Uma história que nos é contada na retrospectiva agora inaugurada no Museu de Serralves, a partir da Colecção Glenstone (Estados Unidos), e depois de ter também passado pelos Países Baixos.

Foto
Maman foi criada para a inauguração da Tate Britain Filipe Braga

Quem está familiarizado com a imagem mais icónica da obra de Louise Bourgeois (1911-2010) tenderá a iniciar a visita à exposição Deslaçar um Tormento, que esta sexta-feira é inaugurada no Museu de Arte Contemporânea de Serralves (MACS) pelo jardim, pelo parterre frente à Casa de Serralves, onde repousará, até 4 de Junho de 2021, a sua imponente aranha de bronze, aço e mármore, Maman.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar