Rússia exige pagamento em rublos do gás vendido a “países hostis”, petróleo dispara

Banco central da Rússia terá de desenvolver um mecanismo de pagamento no prazo de uma semana. Cotação do Brent sobe mais de 5%, para 121 dólares.

Foto
Mercado teme que decisão de Vladimir Putin seja mais um factor de perturbação no mercado de energia EPA/YURI KOCHETKOV

O presidente da Rússia quer que o pagamento de gás exportado para os países europeus e outros que classifica de “hostis” seja feito em rublos e não em euros ou em dólares. O anúncio está a ser visto com preocupação nos mercados financeiros, temendo-se que possa ser mais um factor de perturbação nos preços da energia. Os contratos futuros do Brent, referência para a Europa, sobem mais de 5%, para 121 dólares por barril, e os do WIT, referência para os Estados Unidos, escalam quase 5%, para 114,56 dólares por barril.

O anúncio de mudança da moeda fez com que alguns preços do gás no mercado de futuros europeu e britânico subissem entre 15% a 20%.

Os mercados accionistas norte-americanos iniciaram a sessão em queda, e as bolsas europeias acentuam as perdas.

A ordem de Vladimir Putin é para que o banco central da Rússia desenvolva, dentro de uma semana, um mecanismo que permita os pagamentos das vendas de gás apenas em rublos, o que levanta muitas dúvidas, nomeadamente em relação à alteração de contratos de fornecimento de longo prazo.

Trata-se de uma medida de retaliação em relação às sanções aplicadas ao país por um conjunto alargado de Estados, como forma de condenação da invasão da Ucrânia, desencadeando uma guerra que dura há quase um mês.

São 48 os países considerados “hostis” pela Rússia, onde se incluem todos os Estados-membros da União Europeia, os EUA, o Japão e a Suíça, entre outros.

Segundo a Bloomberg, cerca de 58% das vendas brutas de gás da estatal russa Gazprom ao exterior foram feitas em euros, no terceiro trimestre do ano passado, e os restantes 39% em dólares.

“A Rússia continuará, é claro, a fornecer gás natural de acordo com volumes e preços (...) fixados em contratos previamente celebrados”, disse Putin numa reunião com os principais ministros do governo e transmitida pela televisão russa.

Segundo a Reuters, “as mudanças afectarão apenas a moeda de pagamento, que será alterada para rublos russos”, disse o presidente russo, acrescentando que a Gazprom, a empresa fornecedora de gás a parte da Europa, seria obrigada a cumprir a alteração da moeda de pagamento nos contratos em vigor. O gás russo representa cerca de 40% do consumo total de gás da Europa.

Em Wall Street, o Dow Jones cai 0,69%, o S&P 500 desliza 0,48% e o índice tecnológico Nasdaq perde o,38%.

Os mercados accionistas europeus encerraram negativos, com as quedas mais expressivas a verificarem-se em Madrid (-1,87%), Frankfurt (-1,32%), Paris (-1,17%) e Milão (- 0,98%). A praça portuguesa deslizou 0,8%.

Sugerir correcção
Ler 36 comentários