Petróleo toca nos 139 dólares com boicote à energia russa no horizonte

Bolsas seguem em queda, ao contrário do petróleo, que toca máximos em 14 anos. EUA dizem estar em conversações com aliados para banirem crude russo.

Foto
Paulo Pimenta

O preço do petróleo (Brent) subiu mais 18% entre o fecho de sexta-feira passada e a abertura desta segunda-feira, tocando nos 139,13 dólares, o valor mais alto desde Setembro de 2008.

A cotação do barril, para entrega no fim de Março, do Brent do Mar do Norte, que serve de referência ao mercado europeu, tocou o valor mais alto em quase 14 anos, depois de os EUA dizerem que estão a ponderar com aliados europeus a proibição de importações de crude russo. Os EUA importam cerca de 400 mil barris de crude russo diariamente.

“Falei com o presidente [Joe Biden] e estamos activamente a discutir com os nossos aliados europeus a proibição de importação de petróleo russo, mantendo, ao mesmo tempo, um fornecimento global estável, obviamente”, disse Anthony Blinken, secretário de Estado e máximo responsável diplomático dos EUA, no domingo.

Também o preço do gás natural sofreu um novo empurrão no início desta semana, bem como algumas matérias-primas, como os cereais. No gás, o preço do TTF holandês, referência do mercado europeu, para entrega em Abril chegou aos 247 euros por MWh (megawatt hora), por volta das 10h30. No arranque do dia, a cotação era de 220 por MWh. Quarenta por cento do gás natural importado pela Europa é de origem russa.

A possibilidade de uma inflação descontrolada, com o euro a cair face ao dólar, é um cenário temido nas bolsas, que estão a cair na Europa, num movimento global de uma só tendência que pintou as bolsas asiáticas de vermelho e que é acompanhado pela praça de Lisboa.

O principal indicador da bolsa portuguesa deslizava 1,47% cerca das 10h, face à cotação de fecho de sexta-feira.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários