YouTube bloqueia acesso a canais russos RT e Sputnik na Europa

A decisão do YouTube vem juntar-se à de outras plataformas digitais, como o Facebook e o Instagram.

Foto
A RT e a Sputnik são tidas como parte da máquina de propaganda russa JON NAZCA/REUTERS

O YouTube anunciou esta terça-feira o bloqueio dos canais russos RT e Sputnik em toda a Europa, uma decisão tomada na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia.

A decisão foi confirmada pela plataforma num email enviado à agência France Presse (AFP), onde se refere que a mesma tem “efeito imediato”.

“Estamos a bloquear os canais RT e Sputnik do YouTube em toda a Europa, com efeito imediato”, refere a plataforma, acentuando que os seus sistemas “necessitam de algum tempo até ficarem completamente operacionais” e garantindo que as suas equipas estão “a monitorizar 24 horas por dia para actuar o mais rapidamente possível”.

A decisão do YouTube vem juntar-se à de outras plataformas digitais, como o Facebook e o Instagram.

A decisão da Meta, gestora de participações sociais que controla aquelas duas redes sociais, foi tomada na segunda-feira e segue-se ao seu anúncio, feito durante o fim-de-semana, de que iria banir publicidade daqueles meios estatais russos e já tinha removido uma rede de 40 contas falsas, páginas e grupos que publicavam argumentos pró-russos. Esta rede usava pessoas fictícias que se apresentavam como jornalistas e peritos, mas ainda não tinha uma audiência relevante.

A RT e a Sputnik são tidas como parte da máquina de propaganda russa, que espalha perspectivas de apoio à invasão russa da Ucrânia, ao mesmo tempo que procura descredibilizar e criticar a resposta de outros Estados.

Já na segunda-feira o regulador britânico dos media, a Ofcom, anunciara o lançamento de 15 investigações à cobertura do conflito ucraniano pelo canal noticioso RT, no sentido de averiguar se o ex-Russia Today quebrou regras de imparcialidade. A análise, garantiu, será feita com celeridade, “dada a severidade e a urgência da crise actual”.

O Governo de Boris Johnson, lembra a BBC, instara na semana passada o regulador a avaliar as emissões da RT, alegando que o canal faz “declaradamente parte da campanha de desinformação global da Rússia”. A Ofcom tem o poder de atribuir e revogar licenças de emissão.

Uma eventual decisão de bloquear as emissões da RT no Reino Unido poderá conduzir a retaliações contra os canais britânicos na Rússia, admitiu esta segunda-feira no Parlamento a ministra dos Negócios Estrangeiros, Liz Truss. “Estamos a ver o que se pode fazer quanto à RT, mas a realidade é que se banirmos a RT do Reino Unido isso provavelmente levará a que canais como a BBC sejam banidos na Rússia”, disse, citada pela BBC.

“O que queremos é que a população russa ouça a verdade acerca dos actos de Vladimir Putin, por isso é preciso avaliar a questão com muito cuidado”, acrescentou.

Em 2019, recorda ainda a BBC, a Ofcom aplicou à RT uma multa de 200 mil libras (cerca de 240 mil euros) devido a uma “séria quebra” das regras da imparcialidade na sua cobertura dos envenenamentos de Salisbury e da guerra na Síria.

Entretanto, no fim-de-semana, também a União Europeia anunciou que iria banir o canal.

Sugerir correcção
Ler 9 comentários