Como é apresentada a crise com a Ucrânia pelos media russos?

Se inicialmente a narrativa dominante era a de que o Ocidente deveria ter em consideração as propostas russas sobre a NATO, agora insiste-se na ameaça das forças ucranianas no Donbass.

Foto
A retirada de milhares de civis do Donbass foi amplamente noticiada nos "media" estatais russos SERGEY PIVOVAROV / Reuters

“Que dia de triste de comemoração temos hoje”, lamentava de forma irónica Olga Skabeeva, apresentadora de um conhecido programa de informação na televisão russa, no dia 16 de Fevereiro. Essa tinha sido a data apontada pelos serviços secretos, e divulgada dias antes pelo próprio Presidente norte-americano, Joe Biden, para o início da invasão da Ucrânia pelos militares russos. “O dia da não invasão da Ucrânia ou, talvez como dizem na Ucrânia, o dia em que Putin uma vez mais não atacou”, acrescentou Skabeeva.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 70 comentários