Tintim, Lucky Luke e outras personagens de banda desenhada nos novos passaportes belgas

O Ministério dos Negócios Estrangeiros apresentou o novo passaporte — e assegura que o documento é mais seguro do que o que se encontra em circulação. O tema deste novo formato são as viagens.

Foto
DR

E se de repente os carimbos das nossas viagens mais memoráveis convivessem no nosso passaporte com as personagens e cenários do Tintim, com Lucky Luke, Blake e Mortimer e até com os Smurfs? Estes e outros heróis da banda desenhada belga já fazem parte do documento apresentado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros daquele país que, para além desta homenagem, garante um passaporte ainda mais fiável graças a novas técnicas de segurança e de personalização.

Os responsáveis belgas asseguram que a segurança do passaporte, desenvolvido em cooperação com especialistas antifraude da Polícia Federal, sai reforçada.

O desenho actual mostra alguns edifícios oficiais, um tema que não era alterado desde 2008 e por isso um incentivo à falsificação.

Foto

O governo belga recorreu então às editoras e aos titulares dos direitos de uma série de bandas desenhadas para desenvolver este novo passaporte baseado nas heroínas e nos heróis. O tema principal: a viagem.

“O passaporte belga é um dos melhores do mundo. É um motivo de orgulho para nós, mas também um objecto de desejo para os falsificadores. É por isso que estamos constantemente a trabalhar para melhorar a sua segurança. A introdução deste novo passaporte é também uma oportunidade para destacarmos a nona arte, a banda desenhada, que é um elemento central da nossa cultura e da nossa influência no exterior”, destacou Sophie Wilmès, vice-primeira-ministra e ministra dos Negócios Estrangeiros, destacando precisamente a segurança como “ponto muito importante”.

Outro ponto de honra foi o facto de o preço de emissão do passaporte de 34 páginas não ter aumentado: 65 euros para adultos e 35 para menores (validade de sete anos para adultos e de cinco para menores).

Por ocasião do lançamento do novo passaporte, uma exposição temporária sobre a história do passaporte belga estará acessível no Centro Belga de Banda Desenhada até ao dia 6 de Março.

Sugerir correcção
Comentar