Mudança na política externa em acordo de coligação alemã provoca entusiasmo

Acordo de coligação quebra com os últimos anos da era Merkel, com vários analistas a sublinhar uma mudança de atitude em relação à China, mas também à Hungria e Polónia. Uma energia renovada da Alemanha nas questões europeias poderá “ser contagiante”, diz Judy Dempsey.

Foto
Annalena Barbock poderá ser a próxima ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha - a primeira mulher a ocupar o cargo MICHELE TANTUSSI/Reuters

Uma mudança de tom em relação a respeito do Estado de direito e dos direitos humanos – e em especial em relação à China, mas também dentro da União Europeia – foi um dos aspectos do acordo de coligação para o novo governo da Alemanha que foi mais celebrado por activistas pró-democracia ou analistas de política internacional.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários