“A riqueza e a complexidade de Saramago acabam por ser uma dificuldade” para os alunos

No dia em que arrancam as comemorações do centenário do escritor, um texto infantil do Nobel da Literatura português será lido à mesma hora em centenas de escolas.

culturaipsilon,portugal,premio-jose-saramago,jose-saramago,livros,ministerio-educacao,
Fotogaleria
Escritório de Saramago na casa de Lanzarote manuel roberto
culturaipsilon,portugal,premio-jose-saramago,jose-saramago,livros,ministerio-educacao,
Fotogaleria
Apresentação do livro "A viagem do Elefante" no CCB, em Lisboa (2008) sara matos / arquivo

“Se escrever ‘Memorial do Convento’ num motor de busca, vai encontrar três milhões de resultados. Portanto, o problema não está na informação, mas naquilo que os alunos fazem com essa informação”, diz o vice-presidente da Associação de Professores de Português, João Pedro Aido, em declarações ao PÚBLICO a propósito das comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, que arrancam esta terça-feira. O professor dá o exemplo deste oceano de informação – que se junta à parafernália de cadernos de exercícios e de apoio à dissecação das obras de leitura obrigatória de José Saramago – para explicar que todo este material acaba “por não permitir aceder ao essencial”, que é a leitura.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 63 comentários