Itália: a hegemonia eleitoral da direita deixa de ser fatal

As eleições locais italianas tornaram patente a funda divisão da Liga de Salvini. O centro-esquerda venceu nas grandes cidades. Mas a lição principal é outra: a vitória da direita em eleições legislativas deixa de ser inexorável.

Foto
Matteo Salvini, líder da Liga CLAUDIO PERI/EPA
Reserve as sextas-feiras para ler a newsletter de Jorge Almeida Fernandes sobre o mundo que não compreendemos.

A Itália continua a ser uma caixa de surpresas. A primeira volta das eleições administrativas italianas, no passado domingo, foi marcada por uma forte abstenção, certamente ligada ao clima de emergência criado pela pandemia. Mas deixa uma série de efeitos políticos. Acentuou a divisão interna da Liga, de Matteo Salvini. O conjunto da direita teve um resultado frustrante, perdendo em quase todas as grandes cidades (Milão, Nápoles, Bolonha). A segunda volta, dentro de uma semana, deverá confirmar as vitórias da esquerda em Roma e Turim. A grande novidade será, no entanto, outra: os politólogos começam a pôr em causa a hegemonia da direita nas futuras eleições legislativas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários