Corridas na praia? Trails? Como manter o exercício no Verão e ganhar novos hábitos

Subscreva o Vitamina P na Apple Podcasts, Spotify, SoundCloud ou outras aplicações para podcasts.

Para muitas pessoas, os meses de Verão são sinónimo de relaxar e repor energias, mas é importante não esquecer a actividade física. Apesar de parecer difícil encontrar tempo para fazer exercício quando o calor aperta, há várias opções — longe de ginásios, sejam físicos ou virtuais — que podem ajudar a manter a boa forma. Neste episódio do Vitamina P, ouvimos Adriana Alves, personal trainer e especialista de exercício físico no Fit Tejo.

“Os trails estão muito na moda, os passadiços estão muito na moda. Porque não alguns desafios, até em grupo, para aproveitar e treinar?”, sugere a profissional, que também partilha dicas para treinar em segurança (dentro ou fora de um ginásio) durante os dias de maior calor.

Além de adaptar o tempo de treino e de descanso, escolher a roupa certa é fundamental. “Ter roupas muito justas, muito escuras não vai trazer muitos benefícios. É preferível usar um calção um bocadinho mais largo, uma camisola mais larga, cores mais claras que não absorvem tanto o calor”, explica Adriana Alves. “São pequeninas coisas que fazem a diferença no treino.”

A personal trainer despede-se com um desafio para as férias.

Neste episódio, também fazemos o balanço do projecto #6semanas do Vitamina P, em que desafiámos quem nos ouve a desenvolver um novo hábito durante seis semanas. Karla Pequenino e Aline Flor, que produz o podcast, falam sobre os sucessos e pontos a melhorar.

Já agora... será que precisamos mesmo de seis semanas? No final do episódio, exploramos o que a ciência diz sobre a mudança de hábitos. Ao que parece, cerca de 66 dias (ou seja, dois meses) é o período de que a maioria das pessoas precisa para veraddeiras mudanças comportamentais.

Subscreva o Vitamina P na Apple Podcasts, Spotify, SoundCloud ou outras aplicações para podcasts.

Conheça os podcasts do PÚBLICO em publico.pt/podcasts.

Para descobrir outros podcasts, subscreva a newsletter Subscrito, com novidades e recomendações para trazer nos ouvidos.