Pedaços de metal da Idade do Bronze funcionavam como uma moeda pan-europeia

A disseminação da tecnologia de pesagem permitiu quantificar o valor económico das coisas e alterou profundamente a estrutura do comércio na Idade do Bronze. Objectos e fragmentos de bronze tinham valores de massa que correspondem a uma unidade de medida usada por toda a Europa e serviriam de moeda.

Foto
Pedaços de metal encontrados no campo de batalha do vale Tollense, um sítio arqueológico da Idade do Bronze, no Norte da Alemanha Volker Minkus/Thomas Terberger

O desenvolvimento das antigas civilizações da Idade do Bronze (2300-800 a.C.) está fortemente associado ao desenvolvimento do comércio e à criação de uma rede continental baseada nas trocas comerciais de longa distância. Várias mercadorias eram utilizadas nestas trocas, mas a época ficou marcada pelo aumento da procura de metais. O cobre, por exemplo, era uma dos produtos que mais circulava entre trocas, independentemente das quantidades de minérios disponíveis localmente. Um novo estudo vem mostrar como uma quantidade de objectos e pedaços de bronze circulava na Europa como um género de moeda, sendo utilizado como dinheiro no final da Idade do Bronze.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar