Henrique Veiga Fernandes e Ana Paula Pêgo são embaixadores da revista Science

Os dois investigadores portugueses vão fazer parte o Conselho de Editores de Revisão da Science nas áreas da imunologia e na área dos nanomateriais aplicados a terapias.

Henrique Veiga Fernandes
Fotogaleria
Henrique Veiga Fernandes DR
imunologia,saude,ciencia,investigacao-cientifica,fundacao-champalimaud,
Fotogaleria
A investigadora Ana Paula Pêgo I3S

Henrique Veiga Fernandes, investigador principal da Fundação Champalimaud, será embaixador da revista Science, anuncia esta quinta-feira um comunicado da instituição. O imunologista junta-se assim ao Conselho de Editores de Revisão da Science e aconselhará na tomada de decisão sobre artigos científicos para publicação ou identificará novas descobertas que mereçam ser destacadas na revista através de artigos de perspectiva ou revisão. Ana Paula Pêgo, investigadora que lidera o grupo de investigação de nanomateriais para terapias direccionadas do i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto., recebeu o mesmo convite.

O investigador da Champalimaud vai ser embaixador da revista nas áreas da imunologia e neuroimunologia. Com investigadores de diferentes domínios científicos, nacionalidades e afiliações, o cientista português vai agora ocupar uma posição nos conselhos de editores, refere-se no comunicado.

Já Ana Paula Pêgo disse à Lusa que o mandato conferido pela Science, que assumiu a 1 de Abril e tem a duração de dois anos podendo ser renovado por igual período, consiste em “avaliar o mérito, a qualidade e a inovação” de um trabalho científico entregue para publicação na revista antes da revisão por pares, feita de forma mais detalhada e por outros especialistas. A investigadora e membro da direção do i3S, que já avalia trabalhos para a revista Biomaterials e vai agora na Science fazer o mesmo trabalho avaliando os artigos propostos a esta revista científica nas áreas dos biomateriais e da engenharia de tecidos.

“Temos vindo a testemunhar um aumento exponencial de casos de cancro, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. Estas doenças da civilização moderna são um enorme desafio de saúde pública, mas estou em crer que a ciência será a chave para resolver e mitigar estes problemas”, começa por reagir no comunicado Henrique Veiga Fernandes. “A ciência interdisciplinar e de fronteira está na vanguarda destas temáticas, e a área da imunologia tem dado contributos importantíssimos para a compreensão e resolução destas doenças. É, portanto, um enorme orgulho poder integrar o Conselho Científico da Science e assim destacar descobertas transformadoras.”

Henrique Veiga Fernandes já foi distinguido com quatro bolsas do Conselho Europeu de Investigação (ERC) e foi vencedor de prémios Pfizer por três vezes. Também foi o primeiro português a ser distinguido pela Fundação Paul Allen e pela Iniciativa Chan-Zuckerberg, nos Estados Unidos. Actualmente é co-director do Centro Champalimaud, em Lisboa. 

A revista Science foi criada em 1880 pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) e tem-se destacado pela publicação de importantes artigos científicos de várias áreas. Menos de 7% dos trabalhos aí submetidos são aceites aí para publicação, indica-se no comunicado.

Notícia Actualizada às 8h00 com a informação sobre o convite feito também à investigadora Ana Paula Pêgo

Sugerir correcção
Comentar