Neurónios e células imunitárias beijam-se. Na saúde e na doença

A relação muito próxima entre o sistema nervoso e o sistema imunitário está praticamente inexplorada pela ciência. O investigador Henrique Veiga Fernandes é um batedor na linha da frente deste novo território científico que está a abrir-se e recebeu agora, para continuar tal trabalho, uma bolsa da iniciativa filantrópica de Mark Zuckerberg e da mulher.

Foto
Células nervosas (a vermelho) e células imunitárias (a verde) a beijarem-se no intestino saudável de ratinhos DR

O imunologista Henrique Veiga Fernandes, co-director do Centro Champalimaud, é daqueles comunicadores de ciência com que gostamos de nos cruzar, principalmente se o assunto for complexo. Salpica o discurso com metáforas que permitem visualizar o que quer dizer, como aconteceu agora ao explicar a relação íntima, e até há pouco tempo desconhecida por completo, entre o sistema nervoso e o sistema imunitário – e que acaba de lhe valer uma bolsa da Iniciativa Chan Zuckerberg, lançada em 2015 por um dos fundadores do Facebook, Mark Zuckerberg, e pela sua mulher, Priscilla Chan. É a primeira vez que um investigador português ganha esta bolsa, num projecto conjunto com outros dois investigadores da Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção