William e Kate: dez anos de um casamento imaculado

A 29 de Abril de 2011, os duques de Cambridge casaram na Abadia de Westminster, em Londres. Dez anos depois, são pais de três filhos e o príncipe é o segundo na linha de sucessão ao trono britânico.

kate-middleton,familia-real-britanica,inglaterra,monarquia,isabel-ii,reino-unido,
Fotogaleria
O Palácio de Kensington publicou duas fotografias para assinalar os dez anos de união dos duques de Cambridge Reuters/CAMERA PRESS/Chris Floyd
kate-middleton,familia-real-britanica,inglaterra,monarquia,isabel-ii,reino-unido,
Fotogaleria
Há dez anos, William e Kate selavam o casamento com dois beijos em frente à multidão no Palácio de Buckingham LEON NEAL
kate-middleton,familia-real-britanica,inglaterra,monarquia,isabel-ii,reino-unido,
Fotogaleria
William e Kate namoram desde 2003 Reuters/CAMERA PRESS/Chris Floyd
kate-middleton,familia-real-britanica,inglaterra,monarquia,isabel-ii,reino-unido,
Fotogaleria
William e Kate assinalam dez anos de casamento com fotografias especiais Reuters/CAMERA PRESS/Chris Floyd
Catherine, Duquesa de Cambridge
Fotogaleria
Kate e William à saída do hospital depois do nascimento do primeiro filho, em 2013 REUTERS/CATHAL MCNAUGHTON
Vestido real de batizado
Fotogaleria
O baptizado de George, o terceiro na linha de sucessão ao trono REUTERS/POOL
Vestido real de batizado
Fotogaleria
O casal teve a sua segunda filha, Charlotte, em 2015 REUTERS/POOL
,Palácio de Kensington
Fotogaleria
O casal à saída do hospital com Louis ao colo REUTERS/HANNAH MCKAY
,Duque de Cambridge
Fotogaleria
Louis nasceu em 2018 REUTERS/HANNAH MCKAY
,cartão de Natal
Fotogaleria
O príncipe William, Kate e os três filhos no Natal de 2020 INSTAGRAM/kensingtonroyal
,Casamento do Príncipe William e Catherine Middleton
Fotogaleria
Kate há poucos dias numa visita a uma quinta em Little Stainton Reuters/POOL
,Casamento do Príncipe William e Catherine Middleton
Fotogaleria
Os duques de Cambridge numa visita a uma quinta em Little Stainton em Abril de 2021 Reuters/POOL
,Casamento do Príncipe William e Catherine Middleton
Fotogaleria
A duquesa de Cambridge em Abril de 2021 Reuters/POOL
,Confecções
Fotogaleria
O príncipe William com o irmão Harry no dia do casamento com Meghan Markle em 2018 Reuters/POOL New
,Mesquita de Badshahi
Fotogaleria
Os duques de Cambridge de visita ao Paquistão em 2019 Reuters/PETER NICHOLLS
,Morte e funeral do Príncipe Philip, Duque de Edimburgo
Fotogaleria
Kate Middleton no funeral do Príncipe Filipe a 17 de Abril de 2021 REUTERS/POOL
,tênis
Fotogaleria
O casal em Wimbledon, 2017 REUTERS/POOL
,Casamento do Príncipe William e Catherine Middleton
Fotogaleria
Os duques de Cambridge em 2013, quando esperavam o primeiro filho LEON NEAL/AFP
,Príncipe Harry, Duque de Sussex
Fotogaleria
Uma das raras imagens de Kate Middleton e Meghan Markle juntas LUSA/NIC BOTHMA
,Família real britânica
Fotogaleria
O príncipe William chega ao hospital com George e Charlotte para conhecerem o irmão mais novo, Louis, em 2018 REUTERS/HANNAH MCKAY
,Casamento do Príncipe William e Catherine Middleton
Fotogaleria
O príncipe Carlos com os filhos, noras e netos. Fotografia a propósito dos seus 70 anos em 2018 INSTAGRAM, @CLARENCEHOUSE

A história de amor é tal e qual a de um conto de fadas — um príncipe apaixona-se por uma plebeia e vivem felizes para sempre. Assim aparentam ser o príncipe William e Kate Middleton, juntos desde os tempos de faculdade, e que celebram, nesta quinta-feira, dez anos de casados. Foi a 29 de Abril de 2011, que disseram o “sim” na Abadia de Westminster, em Londres. Qual é balanço de uma década de uma união? Um casamento imaculado, isento de escândalos, com três filhos — George, Charlotte e Louis.

Catherine Elizabeth Middleton era conhecida, pela imprensa britânica, como “Waity Katie” devido os longos anos que esteve à espera do pedido de casamento. Namorava com o príncipe William — o segundo na linha de sucessão ao trono britânico, atrás do seu pai, o príncipe Carlos — desde os tempos da faculdade, em 2003, quando estudaram juntos na Escócia, mas o anel de noivado tardava a aparecer.

Só em Novembro de 2010, William pediu a namorada de longa data em casamento com um anel que pertencia à mãe, a princesa Diana. A jóia — que Kate nunca se esquece de usar ainda hoje — trata-se de um anel de safira debruado de diamantes que, em Fevereiro de 1981, Diana recebeu do então noivo, o príncipe de Gales, Carlos. “Foi a minha maneira de me certificar de que a minha mãe estava presente neste momento”, disse então William.

O casamento aconteceu a 29 de Abril de 2011 na Abadia de Westminster e o mundo parou para assistir ao “sim” do príncipe bem-comportado. Milhões de pessoas assistiram à cerimónia na televisão e Kate Middleton deslumbrou num vestido intemporal criado por Sarah Burton, a sucessora de Alexander McQueen. Nos anos seguintes — e ainda hoje — serviu de inspiração a noivas de todo o mundo, que querem um vestido igual ao da duquesa de Cambridge. Já o bouquet continha alguns ramos da murta plantada pela rainha Vitória em 1845, na Osborne House, na ilha de Wight. A murta representa a inocência tradicional de uma noiva.

Foi na varanda do Palácio de Buckingham, quando os aviões da Royal Air Force passaram, que o casamento foi selado com dois beijos, perante uma multidão em lágrimas. Cerca de um milhão de pessoas esteve em Londres para assistir ao cortejo do casamento real. Já para a cerimónia de casamento, “apenas” 1900 pessoas foram convidadas. Para a lua-de-mel, os Duques de Cambridge escolheram as Seychelles.

Esta quarta-feira, foram publicadas duas fotografias do casal na página oficial do Palácio de Kensington para assinalar os dez anos de casados. William e Kate mostram-se sorridentes e não falta o vistoso anel de noivado. São pais de três filhos — George, com quase oito anos, Charlotte, de seis anos, e Louis, de três anos.

Kate, a rainha perfeita?

Se a cunhada Meghan Markle é constantemente ostracizada pela imprensa tablóide britânica, Kate Middleton parece ser a futura rainha perfeita. Ao longo dos últimos dez anos, a duquesa de Cambridge parece ter sido poupada a todas as críticas da imprensa britânica e tem uma reputação imaculada, sem escândalos. Em 2012, foram publicadas fotografias em topless de Kate, tiradas enquanto relaxava na varanda de um castelo na região de Luberon, no sudeste da França, numa revista francesa de celebridades, mas o caso foi abafado e a duquesa venceu a acção judicial contra a publicação.

Na entrevista dada recentemente a Oprah por Harry e Meghan, a duquesa de Sussex descreveu a cunhada como “boa pessoa”, mas não hesitou em tentar esclarecer um escândalo que as envolvia às duas. Nos tablóides, foi publicado que Meghan tinha posto Kate a chorar, a propósito de uma disputa sobre os vestidos das meninas das alianças no casamento dos duques de Sussex, em 2018. Afinal, Meghan disse a Oprah que terá disso exactamente o contrário.

“Alguns dias antes do casamento [a Kate] ficou perturbada com os vestidos das meninas das alianças e isso fez-me chorar”, lembrou então Meghan, acrescentando que “esperava” que Kate tivesse tentado que as histórias fossem corrigidas. Mais tarde, a duquesa de Cambridge terá pedido desculpa a Meghan Markle, mas a história nunca foi esclarecida na imprensa.

Nem a revelação de Meghan, nem as acusações de racismo do príncipe Harry, que poderão pôr em causa a sucessão ao trono, parecem ter abalado a reputação exímia de Kate Middleton, futura rainha consorte, que parece desempenhar na perfeição o papel que recebeu há dez anos — duquesa de Cambridge.

Na galeria de imagens, reveja algumas fotografias dos dez anos de casamento do príncipe William e Kate.