Portuguesas afastadas na primeira ronda do Alicante Open

Ana Catarina Nogueira e Sofia Araújo eram favoritas, mas não conseguiram o apuramento para os oitavos-de-final do segundo torneio do ano do World Padel Tour.

Foto
Sofia Araújo foi derrotada nos 16-avos-de-final WPT

O quarto principal do Estrella Damm Alicante Open 2021, o segundo de 18 torneios do World Padel Tour, arrancou nesta quarta-feira com más notícias para Ana Catarina Nogueira e Sofia Araújo. Nos 16-avos-de-final da competição, as campeãs nacionais de padel tinham desafios com graus de dificuldade diferentes, mas acabaram ambas derrotadas em apenas dois sets.

Depois de há duas semanas, no Adeslas Madrid Open 2021, o primeiro torneio do mais importante circuito mundial de padel, as duas jogadoras terem conseguido ultrapassar a primeira ronda sem grandes problemas, Ana Catarina Nogueira e Sofia Araújo entraram no Blupadel Alicante com o estatuto de cabeças-de-série, mas o sorteio não foi o mais favorável para a jogadora do Porto

Em Madrid, no primeiro torneio que formou dupla com a espanhola Teresa Navarro, Ana Catarina Nogueira venceu duas partidas e acabou afastada nos “quartos” sem jogar - por motivos familiares de Navarro, o jogo contra Lucía Sainz e Bea González, que venceram o torneio, não se realizou.

Foto
Ana Catarina Nogueira em Alicante

Porém, em Alicante, o primeiro obstáculo de Nogueira e Navarro era uma das duplas mais competentes do WPT: Aranzazu Osoro e Victoria Iglesias. A argentina e a espanhola, que ocupam o do top-20 do ranking mundial, já tinham surpreendido em Madrid, onde afastaram Marta Marreno e Marta Ortega, as cabeças-de-série n.º 2, em apenas dois sets (6-2 e 7-6), e, na Costa Blanca, no Sudeste da Espanha, voltaram a estar em bom nível, derrotando Ana Catarina Nogueira e Teresa Navarro, por 6-4 e 6-3.

À mesma hora da partida de Ana Catarina Nogueira, Sofia Araújo tinha, em teoria, um jogo mais acessível. A jogadora revelação do WPT 2020, que no Open de Madrid foi afastada nos oitavos-de-final, defrontou em Alicante as espanholas Barbara Las Heras (n.º 41) e Carla Mesa (n.º 30), que no primeiro torneio não tinham passado a primeira eliminatória do quadro principal.

Todavia, Sofia Araújo, que ao lado da espanhola Eli Amatriaín é a sétima cabeça-de-série, voltou a não conseguir realizar um bom jogo, deixando-se surpreender por Las Heras e Mesa: 3-6 e 4-6.

Para além de Ana Catarina Nogueira e de Sofia Araújo, mais cinco portugueses disputaram as fases de qualificação, mas nenhum conseguiu o apuramento para o quadro principal em Alicante.

Em masculinos, Vasco Pascoal e Miguel Deus, que em Madrid tinham conseguido uma excelente participação, desta vez caíram logo na primeira ronda da “pré-prévia”, fase onde também foi eliminado Ricardo Martins, que jogou com o espanhol Jose Jimenez Casas.

Já Diogo Rocha, começou por derrotar Benjamin Tison e Teodoro Zapata na ronda 1 da qualificação (6-4 e 6-2), mas, no jogo seguinte, disputado na manhã desta terça-feira, o campeão nacional e o sevilhano Mario Del Castillo foram batidos por Fernández Caño e Garcia Diestro, cabeças de série n.º 1 da qualificação, com os parciais de 7-6 e 6-1.

Ao lado de Ana Ruíz, a portuense Catarina Vilela começou por vencer o primeiro jogo da pré-qualificação com um duplo 6-2, mas, nesta terça-feira, foi afastada por Carmem Pardo e Marta Maldonado (3-6 e 2-6).

Sugerir correcção
Comentar