Porque é que as escolas continuam fechadas? Eu explico

Enquanto o Manelinho estiver obrigado a ter aulas no Teams, o pai Manuel e a mãe Manuela estão obrigados a ficar agarrados ao Manelinho e a queda do Rt está assegurada.

As escolas continuam todas fechadas para manter os pais dentro de casa. Ponto final. Não tem nada a ver com a saúde das crianças ou das famílias. Não tem nada a ver com a possibilidade de os miúdos do pré-escolar e da primária se infectarem nas escolas. Em primeiro lugar, porque a covid praticamente não os afecta; em segundo lugar, porque, mesmo infectados, tudo indica serem fraquíssimos transmissores. As crianças continuam em casa com os actuais níveis de transmissão, e pelos vistos assim continuarão até depois da Páscoa, porque são precisamente os miúdos mais pequenos que mantêm os pais dentro de casa. Enquanto o Manelinho estiver obrigado a ter aulas no Teams, o pai Manuel e a mãe Manuela estão obrigados a ficar agarrados ao Manelinho e a queda do Rt está assegurada.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.