Restaurantes da Covilhã que utilizem cherovia e pastel de molho vão ser certificados

Objectivos passam pela promoção dos dois produtos endógenos e da restauração local.

Foto
A cherovia, ou pastinaca, é um produto endógeno da Covilhã Miguel Manso

A Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP) e a Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho (CPPM) vão criar um certificado de qualidade para os restaurantes que se destaquem na utilização de cherovia e pastel de molho.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, as duas entidades explicam que assinaram um protocolo de cooperação com vista à promoção destes dois produtos endógenos da Covilhã.

“A criação do certificado de qualidade tem como objectivo instituir o reconhecimento público dos restaurantes e estabelecimentos de restauração que se destaquem na venda, uso ou promoção dos produtos que incorporem a cherovia de produção local, assim como os produtos associados ao pastel de molho, incluindo o próprio molho, nas suas variantes tradicionais ou inovadoras”, é referido.

Segundo a informação, será criado um júri nomeado pela AECBP e pela CPPM, que será constituído por personalidades de reconhecido mérito gastronómico ou empresarial ou cultural e que atribuirá os certificados nas categorias de cherovia e de pastel de molho.

Citado na nota de imprensa, o presidente da AECBP, Henrique Gigante, explica que a iniciativa se enquadra na missão de “representar, defender, promover e apoiar os negócios dos seus associados e dos empresários em geral, contribuindo para um tecido empresarial cada vez mais competitivo e promovendo o desenvolvimento das actividades económicas da respectiva região nos domínios técnico, económico, comercial e associativo”.

“A AECBP e a CPPM vão agora trabalhar em conjunto na operacionalização deste protocolo e na criação deste certificado de qualidade, um projecto que vai com certeza impulsionar o sector da restauração no pós-pandemia”, acrescenta.

Sugerir correcção
Comentar