Cherovia já tem confraria e quer chegar ao hipermercado

A cherovia, um tubérculo que os conhecedores dizem só crescer nas terras da Covilhã e Fundão, já tem uma confraria que a quer colocar entre os frescos dos hipermercados no prazo de dois anos, disse à Agência Lusa o confrade fundador.

Quem a arranca da terra vê que é um tubérculo "com a forma de uma cenoura, com a cor do nabo e um sabor adocicado", explica Sílvio Miguel, o cozinheiro que lançou a confraria. "O que a torna especial é o facto de só crescer nos concelhos da Covilhã e Fundão. Precisa de terrenos arenosos, não argilosos, para se desenvolver, assim como de frio e geada, altura em que aparece com as melhores características", justifica. Segundo Sílvio Miguel, "já se tentou plantar cherovia noutros pontos do país, mas sem sucesso". Mas quem visitar Espanha ou França vai encontrá-la também junto das zonas montanhosas.

Na cozinha, é um bom substituto da batata ou da cenoura para mil e um pratos: "Dá para fazer sopas, saladas, compotas, bolos, enfim, em tudo aquilo em que é utilizada a batata podem usar a cherovia", recomenda o cozinheiro. A nutricionista Ana Cláudia Justino apoia o seu uso. "É um alimento mais rico a nível de sais minerais e vitaminas", justifica. "Tem mais sódio, potássio e fósforo. Quanto a vitaminas, é rico em vitamina A, útil para a visão. Já diz o ditado que a cenoura faz bem aos olhos, pois a cherovia também faz", destaca. É ainda "um alimento rico em vitamina B, necessária para a manutenção do sistema nervoso, memória e concentração". Apesar de a tradição gastronómica da Covilhã servir a cherovia frita, a nutricionista recomenda-a "cozida, numa sopa ou guisada", para preservar as qualidades nutricionais.

A escritura pública da nova Confraria da Cherovia já foi assinada e agora preparam-se os trajes e outros detalhes que antecedem a entronização dos confrades. Já foi estabelecido um protocolo de parceria com a Banda da Covilhã, entidade organizadora do Festival da Cherovia (que se realiza desde há dois anos) para articulação em futuras actividades. Segundo Sílvio Miguel, um dos objectivos é levar a cherovia até às grandes superfícies comerciais de todo o país. E garante que quem já provou a compota e o bolo ficou rendido.

Sugerir correcção