Cuscuz de Inverno

A nutricionista Márcia Gonçalves assume, no seu blogue Compassionate Cuisine (em português, Cozinha com Compaixão), a missão a divulgação de receitas vegetarianas criativas. Faz parte dos Pares do Ímpar.

Foto

Para fazer este cuscuz de Inverno começamos por levar ao forno a assar a cenoura e a cebola, para equilibrar os tempos de confecção. Posteriormente, juntamos a abóbora e a couve-flor, assim como algumas especiarias para dar mais sabor. Assim que os legumes ficarem tenros, juntamos o grão-de-bico, a água (para remover os sabores que podem ter ficado retidos na forma), e o damasco seco picado. Depois de o assado estar pronto, envolvemos por fim o cuscuz fofo, e guarnecemos com amêndoas tostadas crocantes, e ervas aromáticas frescas.

Foto

Cuscuz de Inverno

2-3 porções

tempo de confeção total: 50 min

dificuldade: 1/5

Ingredientes:
2 cenouras descascadas e cortadas em cubos
1 cebola roxa cortada em cubos
1 pau de canela
2 folhas de louro
1 colher de sopa de azeite
½ colher de chá de gengibre em pó
¼ colher de chá de açafrão-da-índia (curcuma)
1 colher de chá de colorau
½ colher de chá de paprica (pode ser fumada)
¼ colher de chá de piripiri
¼ cabeça de couve-flor pequena (pode aproveitar o talo, cortando-o em cubos)
½ abóbora-menina (350 – 400 g) descascada e cortada em cubos
2 damascos picados
260 g de grão-de-bico cozido (corresponde a 1 lata pequena)
80 g de cuscuz
80 mL de água
Salsa ou coentros frescos picados
Uma pitada de sal e pimenta preta a gosto

Procedimento:

1. Preaqueça o forno a 180°C. Coloque a cenoura e a cebola numa forma e junte a canela, as folhas de louro, ½ colher de sopa de azeite e uma pitada de sal. Leve ao forno e asse durante cerca de 10 a 15 minutos. Junte a abóbora, a couve-flor, ½ colher de sopa de azeite, e as especiarias. Envolva tudo e leve novamente ao forno. Asse durante cerca de 30 minutos, até os legumes ficarem dourados. Junte cerca de 80 mL de água, o grão-de-bico, e os damascos picados. Leve ao forno mais 10 minutos.

2. Enquanto os legumes assam, prepare o cuscuz: numa taça coloque o cuscuz, a água a ferver e uma pitada de sal. Cubra a taça, e deixe repousar cerca de 10 minutos. Solte o cuscuz com um garfo e reserve.

3. Para servir, envolva o cuscuz com os legumes e sirva numa travessa ou prato fundo. Ajuste os condimentos a gosto. Guarneça com coentros/salsa frescos picados e amêndoas tostadas.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários