Oito desafios para o segundo mandato de Marcelo

A sua prioridade, já o disse, será a pandemia. E os próximos cinco anos, também já o disse, serão ainda mais exigentes. O que espera Marcelo Rebelo de Sousa no segundo mandato?

Foto
Marcelo Rebelo de Sousa LUSA/HUGO DELGADO

As circunstâncias em que se iniciará o novo mandato presidencial em nada se parecem com as de 2016. Há cinco anos, o país mudava de rumo, um novo Governo dava passos no sentido da recuperação de rendimentos e da economia e o país entrava numa maré de boas notícias – Portugal campeão no Euro 2016, perdão das sanções por défice excessivo, vitória no Festival Eurovisão da Canção de 2017, excedente orçamental em 2019. Uma fase ensombrada pelos incêndios de 2017 e por alguns casos insólitos, como o assalto em Tancos, mas que só viria a ser travada pela pandemia. A pandemia, que se mantém nos níveis mais elevados de sempre, é o grande desafio do “novo” Presidente. Mas não é o único.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários