Como a imprensa internacional viu a vitória de Portugal

Das lágrimas de tristeza às lágrimas de alegria, a comunicação social estrangeira destacou o espectro de emoções experimentadas pelos portugueses na noite em que Portugal se tornou campeão europeu.

Fotogaleria
PÚBLICO
Fotogaleria
Jornal i
Fotogaleria
Diário de Notícias
Fotogaleria
Correio da Manhã
Fotogaleria
Record
Fotogaleria
A Bola
Fotogaleria
Jornal de Notícias
Fotogaleria
O Jogo
Fotogaleria
As/Espanha
Fotogaleria
Corriere della Sera/Itália
Fotogaleria
Corriere Sport/Itália
Fotogaleria
La Depeche/França
Fotogaleria
O Globo/Brasil
Fotogaleria
L'Équipe/França
Fotogaleria
Marca/Espanha
Fotogaleria
Le Parisien/França
Fotogaleria
La Repubblica/Itália

El País (Espanha)

“Portugal cresceu ao longo do prolongamento e Guerreiro deixou o aviso com uma bola na barra. Os lusos começavam a lamentar-se quando o gigante Éder entrou na história com um remate que bateu Lloris e tornou campeão da Europa um país que nunca o tinha sido."

"A vitória de Portugal sobre a França conforta Cristiano Ronaldo. O futebol dá tantas voltas que Portugal ganhou à França à maneira grega, tal como a inesperada Grécia venceu em Lisboa na final de 2004.”

The Guardian (Inglaterra)

“Portugal, a selecção que terminou em terceiro na fase de grupos, encontrou uma fórmula para ganhar mesmo quando o seu melhor jogador deixou o relvado numa maca."

"As lágrimas de tristeza de Cristiano Ronaldo transformaram-se em alegria na maior noite de Portugal. Não foi apenas uma vez que Cristiano Ronaldo levou as mãos à cara e lutou para conter a emoção. Desta vez foi por causa de uma alegria imensa. O capitão português, que foi cruelmente expulso da sua final por causa de uma lesão no joelho na primeira meia hora, caminhou ao longo do campo para ter um momento a sós enquanto a histeria explodia à sua volta.”

L’Équipe (França)

"A França tinha tudo para vencer o Europeu, mas um golo de Éder, no prolongamento, deu o título a um Portugal que perdeu Cristiano Ronaldo muito cedo, por lesão. Gignac rematou ao poste no último minuto e a França acabou por cair de pé."

“A chorar. A história foi escrita com antecedência. Depois do Euro 1984 e do Mundial de 1998, a equipa francesa devia vencer o seu terceiro troféu em casa. Tudo estava pronto para o sonho se tornar realidade. Mas o conto de fadas não terminou bem.”

Gazzetta dello Sport (Itália)

"Primeiro triunfo para os lusitanos, que decidiram a final com um golo do avançado Éder depois de um remate de Gignac ao poste e de um livre de Raphael Guerreiro à barra."

“Do drama à história. Das lágrimas de desespero às lágrimas de alegria: houve de tudo e de tudo o oposto na noite Cristiano Ronaldo. A lesão no joelho esquerdo que lhe arrancou a possibilidade de jogar a final Euro 2016 depois de apenas 25 minutos parecia ser o mais clássico negro dos presságios, mas o golo de Éder no minuto 109 mudou a história e desenhou as imagens felizes com CR7 a coxear e a levantar a taça de campeões da Europa.”

El Mundo (Espanha)

“Portugal, campeão europeu: a crueldade é bela. A saída do campo Cristiano é como a remoção de um corpo morto no campo de batalha. As mãos cobrem com pudor um rosto ensanguentado em lágrimas. O inimigo aplaude em pé quem demonstrou tantas vezes o seu valor.”

France Football (França)

“Uma terrível desilusão. Depois de uma enervante e terrivelmente frustrante final, França inclinou-se perante Portugal (0-1 A. P.), que ganhou o Euro pela primeira vez na história. Cristiano Ronaldo foi forçado a sair prematuramente devido a lesão, e Rui Patrício e Éder, o atacante, foram os heróis.”

The Telegraph (Inglaterra)

"Portugal derrotou o anfitrião e inegável favorito, derrotou aos probabilidades e o facto de ter perdido, por lesão, o seu capitão, para conquistar o primeiro grande torneio."

Sugerir correcção
Ler 4 comentários