Um Barca Velha de seis litros bebe-se a copo na Avenida da Liberdade

“Edição exclusiva” de Barca Velha 2000 é a estrela do evento Big Bottle Day do restaurante lisboeta JNcQUOI Avenida. A 145 euros o copo, a “festa” tem a presença do seu enólogo, Luís Sottomayor.

Foto
ADRIANO MIRANDA / PUBLICO

O “novo” Barca Velha, o 2011, teve o seu lançamento adiado em Outubro por ser necessário proceder ao rearrolhamento, mas quem quiser ir beber um copo deste vinho de culto da Sogrape, no caso o de 2000, é só dar um pulo ao JNcQUOI Avenida esta sexta, 11 de Dezembro. E ir preparado para pagar 145 euros por copo deste tinto português, considerado um dos melhores do mundo.

É uma edição pré-Natal do Big Bottle Day daquele restaurante lisboeta, localizado na avenida da Liberdade, que será, garante-se em comunicado, “certamente, inesquecível. Pela primeira vez, será servida a copo uma edição exclusiva de Barca-Velha Tinto 2000 de seis litros, criada especialmente para o JNcQUOI Avenida”. 

Um momento “raro” e que, para mais, contará com a presença do enólogo do Barca Velha, Luís Sottomayor.

O Casa Ferreirinha Barca-Velha Tinto 2000 foi lançado em 2008 e é apresentado como “um vinho de grande complexidade e harmonia, que desvendará certamente aromas memoráveis, fruto do seu enorme potencial de guarda e já longo período em garrafa”. Ou, em resumo, “um tinto grandioso”, como escreveu David Lopes Ramos no PÚBLICO após o lançamento do vinho.

Os eventos Big Bottle Day integram a programação habitual do JNcQUOI Avenida e decorrem todas as sextas, prometendo sempre oportunidades “únicas” para beber a copo vinhos inacessíveis para a grande maioria, tanto pelo preço como pela raridade. São sempre “garrafas de grande formato, raras e exclusivas” e, destaca o JNcQUOI, “a um preço acessível”.

Não é adiantado o preço de custo de um Barca Velha seis litros, mas, como referências, assinale-se que o preço em várias garrafeiras online anda em redor dos 690 euros, com a versão 1,5l a ser proposta entre cerca de 1100 a 1400 euros, embora seja dada por esgotada em alguns locais.