Alojamento Local teve em Setembro o melhor mês desde o início da pandemia

Lisboa com 24% de ocupaçao e Porto com 26%. Desde Abril que os números não estavam tão altos, mas continuam muito longe da normalidade. Facturação mensal desceu dos sete milhões de euros registados em Setembro de 2019 para cerca de um milhao de euros conseguidos este ano.

Foto
Facturação desceu de sete milhões de euros mensais para cerca de um milhao, tanto em Lisboa como no Porto NELSON GARRIDO

Tanto nos mercados de Lisboa e do Porto, o mês de Setembro foi aquele em que o sector do Alojamento Local teve o melhor desempenho desde o início da pandemia. Ainda assim, as taxas de ocupação ficaram-se pelos 20%. Os dados foram apurados pela Confidencial Imobiliário, que mensalmente apura o índice SIR-Alojamento Local, considerando os apartamentos de tipologia T0 e T1 com registo de AL listados nas plataformas de reserva e que exibem actividade de vendas e ocupação regulares.

No mês de Setembro, a taxa média de ocupação em Lisboa atingiu 24% em Lisboa e 26% no Porto, ambos em máximos desde Abril. O mesmo acontece com o RevPAR, a receita por quarto disponível, e que atinge 17 euros em Lisboa e 16 euros no Porto.

Estes valores contrastam de forma gritante com os que foram apurados em Setembro de 2019. Nesse mês a ocupação no Porto ascendia a 73% com um RevPAR de 56 euros, enquanto em Lisboa a ocupação ascendia a 60% e o RevPAR a 53 euros. Em ambos os mercados, o volume de negócios em Setembro de 2019 rondou sete milhões euros. 

Recorde-se que desde Abril, a ocupação atingiu um mínimo de 3% no Porto (Maio) e 4% em Lisboa (Junho), com RevPAR mínimos de, respectivamente, 5 euros e 3 euros.

Ainda de acordo com o Confidencial Imobiliário, a cidade de Lisboa registou 18.500 noites vendidas durante o mês de Setembro, e o Porto 17.200 noites, “atingindo-se volumes de negócio de 1,4 milhões de euros e de 1,1 milhões de euros, respectivamente”. Até agora o pior mês para o sector foi Junho, no qual Lisboa registou um mínimo de 3.800 noites vendidas e cerca de 306 mil euros transaccionados, e o Porto seis mil noites vendidas e 417,6 mil euros facturados.

A diária média dos alojamentos em oferta situa-se agora nos patamares mais baixos desde início da pandemia, fixando-se em 77 euros em Lisboa e em 66 euros no Porto. Em Setembro de 2019 as diárias médias dos AL em oferta atingiam então 91 euros em Lisboa e 78 euros no Porto.

Sugerir correcção
Comentar