Sindicatos perguntam por aumentos e Governo responde com progressões

Sem propor aumentos, Governo diz que objectivo é proteger rendimentos dos trabalhadores. Na sexta-feira há nova reunião e os sindicatos esperam que o executivo vá mais longe nas propostas para a função pública.

Foto
José Abraão, líder da Federação de Sindicatos de Administração Pública (Fesap), espera que as posições remuneratórias mais baixas sejam aumentadas por causa do salário mínimo Nuno Ferreira Santos

O Governo abriu as negociações com os sindicatos da função pública sem lhes apresentar uma proposta de aumentos salariais para 2021, mas garantindo que as progressões na carreira vão manter-se e que a prioridade “é proteger os rendimentos”​. À saída das reuniões, que decorreram ao longo desta terça-feira, os representantes dos trabalhadores não esconderam a desilusão e esperam que no encontro de sexta-feira o executivo mostre abertura para actualizar os salários em pelo menos 1% no próximo ano, tal como tinha prometido, e para aceitar algumas das suas reivindicações.

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, a primeira a reunir-se com o Governo, criticou a ausência de aumentos e alertou para as divergências que ficaram patentes no documento apresentado pelos secretários de Estado da Administração Pública, José Couto, e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

“O Governo não tem uma proposta de aumento salarial para 2021”, lamentou o coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana. “Continuamos a acreditar na negociação, mas esta postura não é aceitável”, sublinhou o dirigente, lembrando que há pelo menos mais uma reunião na agenda.

“O Governo diz que não vai travar as progressões e que isso é um avanço. Mas as prioridades dos Governo estão longe das prioridades dos trabalhadores da administração pública. Não podemos chutar os problemas dos trabalhadores da administração pública para a frente e ao mesmo tempo bater-lhes palmas [pela resposta que deram durante esta pandemia]”, acrescentou.

Algumas horas mais tarde, também o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) considerou inaceitável a posição do Governo. “O Governo continua a dizer que quer privilegiar a reposição de rendimentos na Administração Pública, mas depois não faz qualquer proposta de aumentos”, criticou a dirigente Helena Rodrigues, alertando que a generalidade dos trabalhadores das carreiras gerais progrediu nos últimos anos e só daqui a dez anos voltará a avançar na carreira, o que levará, afirma, a que percam poder de compra no próximo ano.

Durante a reunião, o Governo afastou um novo congelamento das progressões na carreira, garantindo que as progressões e promoções em curso irão manter-se. De acordo com uma nota do próprio Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, no próximo ano haverá um aumento de cerca de 3% da massa salarial, resultado “de medidas já legisladas em anos anteriores, nomeadamente as progressões, as alterações de escalão, as novas contratações e a recuperação de tempo em algumas carreiras”.

“O Governo assumiu que o orçamento que está em preparação tem como preocupação primordial assegurar a manutenção de direitos, carreiras e progressões de toda a Administração Pública, num período de grande incerteza devido à crise económica provocada pela pandemia de Covid-19”, refere o ministério. Depois das medidas tomadas em 2020, lê-se no comunicado divulgado no final das reuniões, “o objectivo do Governo é agora proteger os rendimentos dos trabalhadores”.

"Nada de novo"

Para José Abraão, líder da Federação de Sindicatos de Administração Pública (Fesap), o problema é precisamente esse: “O Governo não apresentou nada de novo para os trabalhadores da administração pública. Não há uma única medida que corresponda a uma reivindicação que tenhamos feito, por mais simples que seja”.

A proposta em cima da mesa “é um orçamento de austeridade porque não traz nada de novo para os trabalhadores”, criticou. “A nossa expectativa é que na próxima reunião seja possível ir além do que já está previsto no Orçamento para 2020”, afirmou ao PÚBLICO.

Uma das medidas que a Fesap espera alcançar é o aumento das primeiras posições salariais dos assistentes técnicos e operacionais, por via do aumento do salário mínimo nacional (que deverá subir cerca de 25 euros, como o executivo já assumiu).

No projecto de proposta de lei das Grandes Opções do Plano (GOP) para 2021, o executivo mantém as prioridades para a Administração Pública, nomeadamente a “alteração da política de baixos salários, reposição da actualização anual dos salários e valorização da remuneração dos trabalhadores de acordo com as suas qualificações e reconhecimento do mérito”.

Mas o documento apresentado nesta terça-feira aos sindicatos acaba por ser uma “cópia” do articulado do Orçamento de 2020, acrescentando apenas disposições genéricas sobre a transferência de serviços para o interior e correspondente deslocalização de trabalhadores, a recuperação dos estágios na administração central, a criação de um projecto-piloto de partilha de recursos entre as forças e os serviços de segurança e o investimento na transição digital dos organismos públicos.

Quanto ao alargamento da ADSE aos trabalhadores com contrato individual, à agilização das pré-reformas ou à revisão do sistema de avaliação dos trabalhadores - reclamadas pelos sindicatos - nada é dito.

Sugerir correcção