No Ponto: bolinhos de amêndoa e figo, São Brás de Alportel

Bolinhos simples e deliciosos de amêndoa e figos secos. Fomos conhecer Fernanda Veiga na pastelaria Dofir.

Foto

Na pastelaria Dofir, em São Brás de Alportel, podemos conhecer Fernanda Veiga, que trabalha com primor os habituais ingredientes usados no Algarve para fazer doces, a amêndoa e o figo seco. Os bolinhos que aqui destacamos são muito simples, mas deliciosos. Ora só de amêndoa, ora de amêndoa, figo e chocolate em pó, estes doces não têm farinha e são por isso adequados para celíacos.

A qualidade dos bolinhos está em grande parte nos ingredientes. É uma regra universal da cozinha: começa-se com bons ingredientes e depois é apenas preciso não os estragar. Marque no seu mapa esta pastelaria de São Brás de Alportel e passe por lá neste Verão, quando for ao Algarve.

A Doçaria Portuguesa

Cristina Castro criou o projecto No Ponto para registar e dar a conhecer os doces do país. Tem vindo a publicar a colecção A Doçaria Portuguesa, “os mais completos livros sobre a história e actualidade dos doces de Portugal”. A investigação para este trabalho levou a autora a viajar por todos os concelhos em busca de especialidades doceiras. A partir da oportunidade de ver como se faz, de falar com quem produz, de conhecer vidas, histórias e tradições associadas à doçaria, surgiram os vídeos que desvendam um pouco de cada doce. Regularmente, a Fugas revela um vídeo novo sobre um doce diferente.

Fotogaleria
Sugerir correcção