Covid-19: Como dormir bem durante a quarentena?

Os números crescem, assim como a ansiedade em torno do novo coronavírus, levando a que muitos tenham dificuldades em adormecer.

Foto
Em quarentena pode ser difícil adormecer, devido às preocupações que nos rodeiam Adriano Miranda

Adormecer em tempos de coronavírus pode ser uma tarefa difícil para muitos dos que batalham contra a preocupação e ansiedade que a pandemia trouxe às suas vidas. Os dias são passados, em casa e nas redes sociais, a falar sobre este tema, a olhar para os números de infectados e de mortos, a criticar quem não cumpre as regras de isolamento. 

A situação pode agravar-se quando um dos infectados é um familiar ou um amigo; ou quando conjecturamos sobre a crise económica que se avizinha. Por tudo isto, o PÚBLICO juntou conselhos para conseguir adormecer em tempo de pandemia.

“Deitar cedo e cedo erguer”

Quando questionada sobre os maus hábitos de sono dos portugueses – seja em que altura for – a especialista do sono Teresa Paiva disse, em entrevista ao PÚBLICO, que os portugueses se levantam cedo e deitam-se tarde. A neurologista explica que os nossos horários são definidos pelo “horário prime”, ou seja, os portugueses jantam muito tarde e ficam a ver televisão até tarde.

O ideal, para aqueles que não trabalham por turnos, é seguir o ditado do “deitar cedo e cedo erguer”. Sem pressão para o número de horas dormidas pois, diz a médica especialista, “não é verdade [que se tenha que dormir oito horas]. Há pessoas que precisam de dormir mais e outras menos. É uma média”.

Fazer uma power nap

“Se gosta de dormir a sesta e se é capaz de fazer power naps, aquelas sestas muito curtas em que a pessoa fica recuperada, sim [pode dormir a sesta]” refere Teresa Paiva. Porém, se a pessoa sofrer de insónias, por exemplo, a recomendação da especialista do sono já não é a mesma. Tem de se avaliar caso a caso, salvaguarda.

Não trabalhar demais

Estando em teletrabalho, muitos são aqueles que vêem os seus horários alargados, estando constantemente ligados à sua equipa, seja através de chats ou do e-mail. É importante estruturar o horário de trabalho, fazer pausas e não trabalhar demais – algo que os portugueses têm o hábito de fazer.

Teresa Paiva é da opinião que a rotina de trabalho dos portugueses deveria mudar. Segundo a neurologista, esta é muito sobrecarregada, inclusive nas crianças e adolescentes e nos respectivos trabalhos escolares. 

Fazer exercício físico

Para aqueles que iam todos os dias ao ginásio, e para os outros, há várias maneiras de fazer exercício em casa. Mais: embora a recomendação seja para ficar em casa, o Governo não descartou a possibilidade de sair para, por exemplo, fazer exercício, desde que sejam evitadas áreas muito movimentadas

Continue a movimentar-se. O exercício físico ajuda a diminuir o stress e, combinado com uma boa alimentação, pode ajudar a ter uma boa noite de sono.

Apanhar sol, logo pela manhã

Estando em quarentena é difícil, por vezes, apanhar luz solar. Quem tem jardim, varanda ou terraço deve aproveitar. Quem não tem, poderá passar mais tempo à janela. “O sol de manhã faz muito bem ao sono”, justifica Teresa Paiva.

Em entrevista, a médica do sono explicou ao PÚBLICO porque é importante este sol matinal: “A luz do princípio da manhã é carregada do espectro do azul, e a do fim do dia, do espectro do vermelho. Estamos feitos para apanhar a luz azul de manhã, isso estimula-nos e põe-nos acordados. A luz do entardecer dá-nos calma e tranquilidade para dormir. É o acordar e estimular a vigília e a tranquilidade para ir dormir. O que acontece agora é que com os LED [díodos emissores de luz] e os computadores estamos a apanhar luz azul à hora do nascer do sol e, depois disso, à noite. Não dormimos.”

Desligar os ecrãs

Se, como Teresa Paiva refere, os nossos computadores e aparelhos electrónicos emanam luz azul durante todo o dia, o que não nos ajuda a dormir, devemos passar menos tempo à sua frente. Pode ser difícil para aqueles que têm de trabalhar num computador. Porém, não é impossível.

“Criou-se a ideia de que uma pessoa tem de estar sempre disponível, sempre on”, lembra a neurologista, o que não é verdade. Podemos desligar o telemóvel mais cedo. Aproveitar para ir ler um pouco, por exemplo.

O problema dos ecrãs é particularmente preocupante nos jovens. O uso excessivo de telemóvel e redes sociais aumenta a possibilidade de problemas mentais além da privação de sono.

Sugerir correcção
Comentar