Justin Bieber foi picado por uma carraça e tem doença de Lyme

O testemunho foi partilhado pelo cantor no Instagram, onde relata que voltará em breve, “melhor do que nunca”. A doença de Lyme afecta sobretudo a pele e as articulações.

,Finalidade Tour Mundial
Foto
O cantor de 25 anos respondeu às críticas feitas ao seu aspecto físico, nos últimos tempos. Reuters/Mario Anzuoni

O cantor canadiano Justin Bieber revelou que está a lutar contra a doença de Lyme, transmitida por uma picada de carraça. A notícia foi partilhada pelo próprio na sua página pessoal de Instagram, onde garantiu estar a vencer a luta.

Em resposta às críticas sobre o seu aspecto físico, Justin Bieber publicou esta quarta-feira um testemunho em que descreveu o que se tem passado com a sua saúde: “Fui diagnosticado com a doença de Lyme, e tive não só um caso sério de mono [nucleose] que afectou a minha pele, função cerebral, energia, mas também a saúde, em geral.”

O jovem de 25 anos já havia anunciado uma parceria com o YouTube na produção de uma série documental biográfica, onde, explica, serão revelados mais pormenores sobre a sua batalha contra a doença infecciosa. “Têm sido uns anos difíceis, mas conseguir o tratamento certo vai ajudar a tratar esta doença, até agora incurável e estarei de volta e melhor do que nunca”, concluiu.

Na publicação, os comentários são positivos e de apoio. Casada com o cantor, Hailey Baldwin Bieber deixou no Twitter um alerta: “Para todos os que estão a tentar menosprezar a seriedade da doença de Lyme. Por favor, façam a vossa pesquisa e ouçam as histórias de pessoas que sofrem com isto há anos. Fazer pouco e menosprezar uma doença que não se conhece não é a forma certa, basta educarem-se a vós mesmos.

O que é a borreliose de Lyme e é curável?

A borreliose de Lyme, também conhecida por “doença de Lyme” é uma infecção transmitida pela mordedura de uma carraça infectada. Segundo o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, os sintomas mais comuns incluem uma mancha avermelhada na pele, no local da mordedura, cansaço, febre, calafrios e dores musculares e articulares. Podem ainda ser afectados outros órgãos, como o coração e o sistema nervoso, como relatou Justin Bieber.

Ao contrário do que o cantor escreveu, a doença de Lyme é curável, graças à acção de antibióticos. Numa fase mais avançada, que poderá ser o caso de Justin Bieber, poderá ter de ser aplicada medicação intravenosa, sobretudo para as articulações.

Nos Estados Unidos, é a doença infecciosa mais estudada depois da sida. Já em Portugal, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicados num artigo científico da Sociedade Portugal de Dermatologia e Venereologia, em 2015, foram diagnosticados 15 casos de doença de Lyme.

Apesar de ser transmitida ao homem pela carraça, tal como a febre da carraça (ou febre escaro-nodular), as características das duas doenças não coincidem, dado que o agente infeccioso é diferente.

A doença foi identificada pela primeira vez nos Estados Unidos em 1975, na cidade de Lyme, no Estado de Connecticut, quando naquele ano muitas crianças de uma escola da cidade começaram a queixar-se de dores articulares.

Texto editado por Bárbara Wong

Sugerir correcção