RTP

Beautiful Madeira: como três viajantes inglesas descobriram o “paraíso” no século XIX

Com estreia na RTP2 a 8 de Janeiro, e passagem depois no RTP Play, o documentário é uma viagem no tempo até à Madeira do século XIX vista por três viajantes que deixaram ricos registos da sua passagem pela ilha.

Fotogaleria
"Beautiful Madeira" - Curral das Freiras Anabela Saint-Maurice
Fotogaleria
"Beautiful Madeira" - Vista do Cabo Girão Anabela Saint-Maurice
Fotogaleria
"Beautiful Madeira" - Jardins da Quinta do Palheiro Ferreiro Anabela Saint-Maurice

É, resume-se “uma viagem pela Madeira romântica”. Beautiful Madeira acompanha a experiência de três inglesas que, por motivos diferentes, permaneceram na ilha em meados do século XIX, numa altura em, em redor das invasões francesas. a presença britânica na Madeira foi reforçada.

Emily Shore e Emily Geneviève Smith ficaram na ilha por razões de saúde (muitos estrangeiros procuravam a Madeira pelas supostas qualidades terapêuticas o ar atlântico para a cura da tuberculose). Já Isabella de França, de visita de núpcias, deixou um dos mais importantes registos da época – e que termina com a expressão que dá título ao documentário, Beautiful Madeira

O diário de Isabella de França, apresentado online pelos Museus da Madeira, relata a viagem da escritora à Madeira e Portugal entre 1853 e 1854. “Contém a descrição de toda essa estadia, dos passeios pelas redondezas do Funchal e outros pontos da costa sul da Ilha”, um “relato, muito vivo e alegre, repleto de curiosidades, pormenores sobre a história, as lendas, os usos e costumes locais”, que “constitui um manancial único de informação sobre a vivência da época”.

Através destes relatos escritos, diários, desenhos e aguarelas, o documentário, da autoria de Anabela Saint-Maurice, revisita os lugares e famílias que perpetuam esta memória romântica da Madeira. “Pitoresca, exótica e diferente”, a ilha “tornou-se para os viajantes britânicos o paraíso mais próximo da Europa”, refere-se na apresentação da obra.

Estreia: 8 de Janeiro na RTP2. Já está disponível no RTP Play.