Tiroteio em igreja no Texas faz dois mortos

O autor dos disparos foi atingido a tiro por membros da comunidade religiosa e também morreu.

Foto
KHOU 11

Pelo menos duas pessoas morreram e uma está em estado crítico depois de um tiroteio este domingo numa igreja nos subúrbios de Fort Worth, no Texas (EUA). O atacante também morreu, depois de ter sido alvejado por uma pessoa armada que estava na igreja. 

O tiroteio aconteceu na West Freeway Church of Christ, localizada em White Settlement, a noroeste de Fort Worth. De acordo com o New York Times, o alerta foi dado cerca das 10h locais (16h em Lisboa) e estariam cerca de 250 pessoas dentro do edifício. Houve ainda duas pessoas com ferimentos ligeiros que foram assistidas no local.

Uma testemunha afirmou ao New York Times que um homem armado com uma espingarda abriu fogo no início da cerimónia religiosa. Foi abatido a tiro por dois membros da comunidade religiosa no local, refere a CNN.

As duas pessoas armadas fazem parte de uma equipa de seguranças voluntários (com licença para porte de arma) que já existe há dez anos. “Salvaram muitas vidas hoje. De outra forma, isto teria sido um massacre”, afirmou o reverendo da igreja, Jack Cummings, citado pelo New York Times. Segundo Cummings, o atacante estava “a agir de forma suspeita” antes dos disparos. Um dos membros da equipa de segurança morreu durante o ataque.

“A ameaça foi travada pelas acções heróicas de duas pessoas desta igreja”, afirmou o chefe de polícia de White Settlement, J. P. Bevering, falando das duas pessoas que estavam na igreja e que tinham armas consigo, conseguindo abater o atacante. Também o governador do Texas, Greg Abbott, disse estar “grato” pelas duas pessoas que “agiram rapidamente e ajudaram a impedir que mais vidas se perdessem”.

A cerimónia religiosa seria transmitida no YouTube, pelo que o tiroteio foi captado pelas câmaras da igreja, relata o New York Daily News, citado pela Reuters.

O ataque aconteceu um dia depois de cinco pessoas terem sido esfaqueadas em Nova Iorque durante uma celebração judaica na residência de um rabino. Entre os cinco feridos está uma criança, filha do rabino, que estará a “recuperar”. Segundo a CNN, duas pessoas ficaram em estado crítico.