Fábio Gomes
Foto
Fábio Gomes

Mesa de Natal alternativa: tâmaras com chocolate e recheio de nozes

Natal não tem que ser sinónimo de peixe e carne na mesa — e há cada vez mais projectos que divulgam alternativas, sem perder a tradição. “Estas tâmaras são fáceis e rápidas de preparar, cheias de sabor e com o toque saudável que (também) precisas para o teu Natal”, diz Fábio Gomes, do blogue Lazy Vegan.

Tâmaras com cobertura de chocolate e recheio de nozes, por Fábio Gomes (The Insta Vegan)

Tempo de preparação: dez minutos
Tempo a cozinhar: cinco minutos
Tempo no frigorífico: duas horas
Dificuldade: Muito fácil

Do que precisas:

  • 8 a 12 tâmaras medjool (ou outras)
  • 200 ml leite de coco
  • 250 g chocolate (85% cacau) em barra
  • nozes (miolo) q.b. para rechear as tâmaras
  • chocolate em pó (opcional)
  • coco ralado (opcional)

 Como fazer?

1. Abre as tâmaras com uma faca (sem as cortar ao meio) e remove o caroço de cada uma, substituindo-o por miolo de noz. Volta a fechar a tâmara o melhor possível, pressionando as extremidades abertas uma contra a outra.

2. Leva o leite de coco a lume brando até começar a fervilhar, o que deverá acontecer em cinco minutos. Enquanto esperas, parte o chocolate em pedaços para dentro de um recipiente.

3. Assim que o leite de coco estiver suficientemente quente (cuidado para não queimar), verte-o por cima do chocolate. Mistura bem até obteres um creme de chocolate homogéneo.

PÚBLICO -
Foto
Fábio Gomes/The Insta Vegan

4. Com a ajuda de um palito, mergulha as tâmaras no ganache até ficarem bem cobertas. Coloca-as num prato ou tupperware e leva ao frigorífico durante duas horas até a cobertura solidificar. Serve tal e qual, ou polvilha com chocolate em pó e coco ralado. Bom apetite e Feliz Natal.

Sugerir correcção